Saúde masculina em foco: conheça a campanha Novembro Azul!
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e responsável por quase 30% da morte da população masculina que desenvolve tumores malignos de forma rápida. No Brasil, essa doença mata um homem a cada 38 minutos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Diante disso, o Novembro Azul tornou-se uma campanha de conscientização voltada para a saúde masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. Essa também é uma oportunidade de lembrar aos homens, que muitas vezes evitam cuidar de sua saúde, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico dessa e de outras doenças!
O que é a próstata? É uma glândula do sistema reprodutor masculino, pesa cerca de 20 gramas e seu tamanho é semelhante ao de uma castanha. Ela fica abaixo da bexiga e tem a função de produzir o esperma.
Quais são os sintomas do câncer de próstata? O câncer de próstata não costuma apresentar sintomas evidentes em sua fase inicial. Quando os primeiros sinais começam a se manifestar, aproximadamente 95% dos tumores já estão em estágio avançado, tornando a cura mais difícil. Na fase avançada, os sintomas incluem:
- Dor óssea;
- Dor ao urinar;
- Necessidade frequente de urinar;
- Presença de sangue na urina e/ou sêmen.
Prevenção: esse é o melhor tratamento para o câncer de próstata - O diagnóstico precoce é a maneira mais eficaz para garantir a maior chance de sucesso do tratamento de câncer de próstata. Quando isso acontece, a cura pode ser vista em 90% dos casos.
Mesmo com a ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de riscos, como: histórico familiar e alterações genéticas, entre outros, ou a partir dos 50 anos sem esses fatores, devem consultar o urologista. Só assim, é possível discutir o exame retal, que permite ao médico avaliar possíveis alterações na glândula, como endurecimento e a presença de nódulos suspeitos, e o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico).
Cerca de 20% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados somente com o exame de toque retal. Ainda assim, se houver alguma suspeita, podem ser solicitadas biópsias que retiram fragmentos da próstata para análise.
Apesar da alta taxa de mortalidade dessa doença, a chance de cura quando descoberta de forma precoce pode chegar até 90% dos casos. Ou seja, manter os exames em dia é essencial para que o tratamento seja bem-sucedido.
Deixe o orgulho masculino de lado e se previna! Homem também se cuida e é necessário!
Portanto, mantenha-se sempre com os seus exames em dia e conte com a Eletros-Saúde para cuidar do seu bem-estar e qualidade de vida!
Fontes: