Agência Nacional de Saúde

Pesquisa de Satisfação com os beneficiários do Eletros-Saúde.

Pesquisa de Satisfação 2021 | Ano-Base 2020

No segundo bimestre de 2021, o Eletros-Saúde realizou uma pesquisa de satisfação com seus beneficiários. Para a realização a empresa contou com o Instituto Íbero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente - IBRC, cuja experiência e confiança é comprovada nesta atividade há anos.

Participaram da pesquisa, de forma aleatória, os nossos beneficiários maiores de 18 anos, entre titulares, dependentes e familiares de todos os planos. O contato foi feito por telefone com perguntas sobre atenção à saúde, canais de atendimento e satisfação geral sobre os planos da operadora.

As premissas foram estabelecidas no Documento Técnico para a Realização da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde da ANS e os resultados irão compor o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). Além disso, servirão como base para que operadora e agência conheçam os fatores relacionados à satisfação dos beneficiários do Eletros-Saúde.

Os principais destaques foram:

  • 82,1% dos beneficiários entrevistados qualificam o plano como bom ou muito bom, atestando a elevada qualidade de seus produtos.
  • Referente à atenção imediata (por exemplo: caso de urgência ou emergência), 82,1% dos entrevistados avaliaram positivamente o atendimento oferecido pelo Eletros-Saúde.
  • Na avaliação sobre atenção em saúde recebida (por exemplo: atendimento em hospitais, laboratórios, clínicas, médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros), 88% dos entrevistados responderam positivamente, classificando este atributo em patamar de Excelência.
  • 74,2% dos entrevistados consideram ter fácil acesso e compreensão à lista de prestadores credenciados.

Nos links abaixo é possível acessar os resultados obtidos na Pesquisa Anual de Satisfação com Beneficiários 2021 - Ano-base 2020, bem como o parecer emitido pela auditoria independente sobre a fidedignidade dos resultados.

A pesquisa é uma ferramenta importante para o Eletros-Saúde conhecer melhor quais as expectativas e percepções de seus beneficiários, fundamental para identificar pontos de melhoria e saber o que está dando certo.

A satisfação dos nossos beneficiários é essencial. Por isso, continuaremos trabalhando de forma incansável para proporcionar a eles a melhor experiência nos serviços de cuidados à saúde.


Pesquisa de Satisfação 2020 | Ano-Base 2019

No primeiro trimestre de 2020, realizamos uma pesquisa de satisfação com nossos beneficiários maiores de 18 anos, entre titulares, dependentes e familiares de todos os planos. Os participantes foram selecionados de forma aleatória pelo instituto contratado pelo Eletros-Saúde, o Instituto Íbero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC)  e responderem, por telefone, a perguntas sobre atenção à saúde, canais de atendimento e satisfação geral sobre os planos da operadora.

Com premissas estabelecidas no Documento Técnico para a Realização da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde, da ANS, os resultados irão compor o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). Além disso, servirão como base para que operadora e agência conheçam os fatores relacionados à satisfação dos beneficiários do Eletros-Saúde.

Os principais destaques foram:

  • 88,5% dos beneficiários entrevistados qualificam o plano como bom ou muito bom, atestando a elevada qualidade dos planos.
  • Referente à atenção imediata (por exemplo: caso de urgência ou emergência), 90,3% dos entrevistados avaliaram positivamente, o atendimento oferecido pelos planos do Eletros-Saúde.
  • Na avaliação sobre atenção em saúde recebida (por exemplo: atendimento em hospitais, laboratórios, clínicas, médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros), 93,1% dos entrevistados responderam positivamente, classificando este atributo em patamar de Excelência.
  • 81,6% dos entrevistados diz ter fácil acesso e compreensão à lista de prestadores credenciados.

Nos links abaixo é possível acessar os resultados obtidos na Pesquisa Anual de Satisfação com Beneficiários 2019, bem como o parecer emitido pela auditoria independente sobre a fidedignidade dos resultados.

A satisfação dos nossos beneficiários é essencial, além de ser um dos indicadores de gestão do Eletros-Saúde. Por isso, ficamos felizes com o resultado da pesquisa, mas entendemos que há um caminho de melhorias a ser percorrido, a fim de tornar nossos processos e serviços ainda mais assertivos.


Monitoramento da Garantia de Atendimento

O Eletros-Saúde conquistou a melhor classificação da ANS, em todos os trimestres de 2020, na categoria Monitoramento da Garantia de Atendimento.

O Eletros-Saúde conquistou a melhor avaliação no Monitoramento da Garantia de Atendimento, realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em todos os trimestres de 2020. Conforme indicado na figura abaixo, as operadoras enquadradas nas faixas superiores do monitoramento apresentam um pior resultado no indicador de acesso às coberturas assistenciais.

 

Confira, no gráfico a seguir, o excelente desempenho e as notas mais recentes do Eletros-Saúde:

O Monitoramento da Garantia de Atendimento

Recentemente, foi divulgada a avaliação referente ao 4º trimestre de 2020, onde o Eletros-Saúde manteve sua posição na melhor categoria do indicador. O Monitoramento da Garantia de Atendimento é o acompanhamento periódico do acesso dos beneficiários de planos de saúde às coberturas contratadas. Com informações coletadas periodicamente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as operadoras são classificadas, trimestralmente, por faixas que possibilitam uma análise comparativa entre elas.

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)


IDSS 2020 – ano base 2019

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no dia 25/03/2020, o resultado do Índice de Desempenho das operadoras, que faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras 2020 (ano-base 2019). A iniciativa é um estímulo à qualidade dos planos de saúde, avaliando a atenção à saúde, o acesso aos serviços, a sustentabilidade do mercado, gestão de processos e o atendimento à regulação do setor.

"O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente, a redução da assimetria de informação e a ampliação da concorrência. Os resultados são apresentados por operadora, incluindo as opções de seleção por segmento (médico-hospitalar ou odontológica), faixa de avaliação e possibilidade de comparar na mesma tela os resultados das empresas. O resultado, apurado através do cálculo da média ponderada dos índices de desempenho de todas as operadoras é 4,17% mais alto em relação ao ano-base 2018 (0,7691) e 9,82% superior ao ano-base 2017 (0,7295), quando houve a mudança de metodologia no programa. Contribuíram para essa melhora: o acerto das bases de dados pelas operadoras em atuação conjunta com os prestadores para o envio dos dados do TISS, o acirramento da concorrência e a busca das operadoras pela diferenciação em termos de qualidade, sendo o IDSS uma importante ferramenta."

No IDSS 2020 – calculado com base em informações referentes ao ano 2019 – a operadora obteve a pontuação máxima no IDSM - Indicador de Sustentabilidade no Mercado, que monitora a sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

Ainda referente ao ano base 2019, o Eletros-Saúde realizou a pesquisa de satisfação com seus beneficiários, que serviu como importante ferramenta de gestão para a Operadora avaliar tanto seus processos internos quanto a percepção dos beneficiários com relação aos prestadores credenciados. No ano de 2021, o Eletros-Saúde continuará ouvindo seus beneficiários em pesquisa de satisfação com relação ao ano base 2020.

O Eletros-Saúde continuará empenhado nos seus esforços em atuar com foco na excelência do atendimento e na garantia do cuidado, aprimorando continuamente os serviços prestados aos seus beneficiários e patrocinadoras. Tudo para que a próxima divulgação do IDSS reflita, de fato, o desempenho da operadora no mercado de Saúde Suplementar.

Gráfico de evolução do IDSS - TISS

A ANS iniciou, a partir do IDSS ano-base 2017, uma nova etapa do Programa de Qualificação, que usa o Sistema de Informação do Padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) como fonte de dados para o processamento dos indicadores. A metodologia foi totalmente modificada, com os indicadores calculados sobre uma base de dados nova, gerando resultados que não são totalmente comparáveis com os anos anteriores.


Para os anos de 2008, 2009 e 2010 os resultados foram apresentados apenas por faixa.

Clique aqui para acessar as informações sobre o IDSS, no site da ANS.

IDSS 2019 – ano base 2018

O IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) é um indicador desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avalição anual do desempenho das operadoras de planos de saúde brasileiras.

Composto por quatro dimensões (qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade do mercado e gestão de processos e regulação), o IDSS tem como base os dados extraídos de sistemas de informações da agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde. No caso das informações assistenciais, o envio se dá por meio de arquivo de Monitoramento TISS (Troca de Informações de Saúde Suplementar).

Os dados consolidados do Monitoramento TISS são comparados com os dados informados pela operadora no DIOPS (Documento de Informações Periódicas das operadoras de Planos de Assistência à Saúde).

No IDSS 2019 – calculado com base em informações referentes ao ano 2018 – o resultado da operadora foi impactado, negativamente, porque todos os indicadores das dimensões “qualidade em atenção à saúde” e “garantia de acesso”, além de dois indicadores da dimensão “gestão de processos e regulação”, não foram computados. Infelizmente, por problemas no processamento dos arquivos enviados, a nota do Eletros-Saúde não reflete a sua qualidade assistencial, tendo em vista que todos os indicadores que levavam em consideração os dados assistenciais não foram computados, destoando, também, das notas recebidas nos anos anteriores.

Informamos ainda que, quando o resultado final foi divulgado pela agência, interpusemos, em 01/04/20, novo recurso à ANS, que retornou com a informação da abertura de um processo para verificação do questionamento. 

Até o momento, quando finaliza o prazo para divulgação do resultado no Portal das operadoras, não obtivemos resposta sobre o processo aberto.

O Eletros-Saúde, que sempre atua com foco na excelência do atendimento e na garantia do cuidado, reforça que, neste ano de 2020, continuamos aprimorando os serviços prestados aos nossos beneficiários e patrocinadoras. Tudo para que a próxima divulgação do IDSS venha a refletir, de fato, o desempenho da operadora no mercado de Saúde Suplementar.

Resultado

Clique aqui para acessar as informações sobre o IDSS, no site da ANS.


 

IDSS 2018 – ano base 2017

O IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) é um indicador desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avalição anual do desempenho das operadoras de planos de saúde brasileiras.

Composto por quatro dimensões (qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade do mercado e gestão de processos e regulação), o IDSS tem como base os dados extraídos de sistemas de informações da agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde. No caso das informações assistenciais, o envio se dá por meio de arquivo de Monitoramento TISS (Troca de Informações de Saúde Suplementar).