Dia Mundial do Coração: cuidar do coração é fundamental para uma vida longa e saudável!
Segundo o Ministério da Saúde, uma das principais causas de morte no Brasil, as doenças cardiovasculares (DCV) são responsáveis por 30% dos óbitos do país, o que corresponde a 400 mil mortes por ano, e muitas delas poderiam ser evitadas com detecção precoce, prevenção e controle dos fatores de risco, como tabagismo, diabetes, hipertensão e obesidade.
Atualmente, 14 milhões de pessoas têm alguma enfermidade cardiovascular no Brasil, mas apenas 23% dos brasileiros nunca foram ao cardiologista.
No mundo, as doenças cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca, foram responsáveis por 17,9 milhões de mortes em 2019, ou 32% do total de mortes no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
As doenças cardiovasculares têm a capacidade de atingir tanto o coração quanto os vasos sanguíneos. Uma das principais preocupações hoje em dia é a doença arterial coronariana, caracterizada por sintomas como dor no peito e infarto agudo do miocárdio (IAM), sendo este último a maior causa de morbimortalidade do mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 300 mil pessoas sofrem com IAM no ano, resultando em óbito em 30% desses casos.
Quais são os fatores de risco que podem levar a doenças cardiovasculares?
Existem alguns fatores que podem causar doenças cardiovasculares ou agravar de forma significante o risco dessas enfermidades, como:
- Diabetes;
- Estresse;
- Hipertensão;Obesidade;
- Doença de Chagas;
- Amiloidose cardíaca;
- Níveis elevados de gordura no sangue;
- Histórico familiar;
- Fatores ambientais como a poluição do ar.
Quais são os melhores meios de prevenção?
A melhor prevenção é consultar um cardiologista e seguir suas recomendações, como:
- Abandonar o sedentarismo e o tabagismo, adotando atividade física de acordo com a orientação médica.
- Realizar pelo menos três sessões de trinta minutos de caminhada por semana, o que já se mostra benéfico para a saúde cardíaca.
- Manter uma alimentação saudável, evitando gorduras e frituras, e priorizando carnes brancas.
- Incluir vegetais, folhas e legumes nas refeições.
- Substituir sobremesas calóricas por frutas.
- Reduzir o consumo excessivo de açúcar, massas, pães e alimentos processados.
- Limitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
É fundamental compreender que a batalha pela saúde do coração não é exclusiva da idade adulta, afinal, entre jovens de até 30 anos, o crescimento foi 10% acima da média. Por isso, que o diagnóstico precoce de problemas cardiovasculares em jovens abre caminhos para tratamentos mais eficazes e um controle mais rigoroso dessas doenças. Muitas DCVs se desenvolvem ainda na infância, como um processo silencioso de aterosclerose (acúmulo de gordura nas paredes das artérias, provocando seu entupimento).
Conte sempre com a Eletros-Saúde. Estamos aqui para ajudá-lo a cuidar do seu bem-estar e alcançar a qualidade de vida que tanto deseja!
Fontes: