Dia Nacional de Combate ao Câncer Colorretal: saiba como prevenir

O dia 27 de março foi escolhido pelos médicos especialistas como a data destinada à conscientização sobre o câncer colorretal.

Abordar o assunto é fundamental para que haja mais informação a respeito da doença, reduzindo as chances de desenvolvimento dos tumores e promovendo o diagnóstico precoce.  

O que é o câncer colorretal?

O câncer colorretal é gerado a partir de um tumor maligno que se aloja no intestino grosso ou no reto. Os tumores costumam ser categorizados como adenocarcinomas, e se originam a partir de alterações nas células.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do câncer),este tipo de câncer  é o terceiro mais comum nos homens (ficando atrás do de próstata e pulmão) e o segundo entre as mulheres (seguindo o câncer de mama).

Sinais de alerta

Um dos principais desafios para o diagnóstico do câncer colorretal é a ausência de sintomas evidentes na fase inicial da doença. Entretanto, algumas pequenas alterações devem ser observadas com mais cuidado:

  • Alteração no formato das fezes (formato de fita, achatadas, finas ou compridas)
  • Anemia e/ou fraqueza
  • Dor abdominal persistente
  • Aumento da massa abdominal
  • Tumor palpável na barriga ou ânus
  • Perda de peso sem causa identificada
  • Sangramento nas fezes

Ao observar um ou mais sintomas de alteração do hábito intestinal em um período superior ao de 30 dias, visite um  proctologista para uma avaliação profissional.

Pessoas na faixa etária entre 50 e 75 anos, ou que apresentem fatores de risco como doenças intestinais ou histórico familiar, também precisam visitar o médico regularmente.  

Como prevenir o câncer colorretal

Novos hábitos são o primeiro passo para diminuir o risco de ser acometido pelo câncer colorretal. Estudos científicos mostram que 30% dos tumores podem ser evitados a partir de uma mudança no estilo de vida.

Especialistas alertam sobre os danos causados pelo sedentarismo ou por uma alimentação inadequada, por isso, algumas simples atitudes podem ajudar a diminuir o risco:

  • Pratique atividades físicas regularmente
  • Diminua a ingestão de carne vermelha
  • Evite o consumo de carne processada (salsicha, linguiça) e outros alimentos ultraprocessados
  • Evite o consumo de álcool
  • Controle o peso, evitando a obesidade
  • Não fume
  • Mantenha uma dieta balanceada e rica em fibras

Tratamento para o câncer colorretal

A primeira etapa do processo é o diagnóstico, que vem a partir de uma série de exames. O primeiro, em geral, é a pesquisa do sangue oculto nas fezes, caso o resultado seja positivo, o próximo passo é a colonoscopia.

A colonoscopia tem o objetivo de analisar a saúde do cólon e do reto, retirando pólipos identificados. Caso o diagnóstico de câncer colorretal seja confirmado, o tratamento cirúrgico é o mais indicado, podendo ser acompanhado de radioterapia ou quimioterapia.

Um tumor identificado em estágio inicial tem mais de 95% de chances de cura, já em estado avançado, esse índice cai para 60%. Por isso, o diagnóstico precoce tem tanta importância.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Colorretal reforça a importância da detecção precoce e mudanças no estilo de vida. Ao fazer isso, podemos ajudar a reduzir a taxa dessa doença que pode levar à morte e salvar vidas.

Juntos, podemos fazer a diferença na luta contra o câncer colorretal.

 

Fontes:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0