Dia Mundial da Saúde Oral: muito além do sorriso
Você talvez não saiba, mas o Brasil é o país com mais dentistas em todo o mundo - o que faz todo sentido quando pensamos em quão sorridente o brasileiro pode ser. A média é de cerca de 700 habitantes por dentista, superando países como China e Estados Unidos.
Infelizmente, a grande quantidade de profissionais não garante que o atendimento da população seja igualitário. Em muitas regiões isoladas do país, as pessoas dificilmente vão ao dentista, comprometendo sua saúde bucal.
As doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. Essas doenças causam dor, desconforto, isolamento social, perda de autoconfiança e falta no trabalho ou na escola.
A boca é a porta de entrada para bactérias e outros microorganismos, além de ter grande importância na fala, mastigação e respiração.
Como surgiu a data
O Dia Mundial da Saúde Oral é um evento comemorado, todos os anos em 20 de março, com o objetivo de aumentar a conscientização e incentivar compromissos e ações para promover a boa saúde bucal.
A comemoração surgiu nos Estados Unidos, patrocinada pela Federação Dentária Internacional (World Dental Federation), ou FDI, e é apoiada por mais de 200 associações odontológicas nacionais.
Ao redor do mundo, os países também utilizaram a data para promover o assunto de forma sensível e informativa.
A Importância de cuidar da saúde bucal
O principal objetivo do Dia Mundial da Saúde Oral é sensibilizar a população para a importância da higiene oral e os seus efeitos na saúde em geral. Além da questão estética, ter dentes saudáveis contribui para uma boa aparência e também ajuda na saúde do corpo inteiro.
Uma boa higiene oral ajuda a prevenir cáries dentárias, doenças das gengivas e outros problemas de saúde bucal. Em contrapartida, a falta de higiene pode levar a complicações graves de saúde, como doenças cardíacas e derrames.
Também é importante observar que a saúde bucal está intimamente ligada à saúde geral e ao bem-estar. A má higiene bucal pode levar ao constrangimento, isolamento social e diminuição da qualidade de vida.
Eventos como seminários de saúde, palestras e materiais educativos são usados para disseminar a conscientização sobre a higiene bucal adequada. Também é comum que clínicas odontológicas locais ofereçam serviços odontológicos gratuitos ou com desconto para ajudar pessoas necessitadas.
Problemas bucais mais comuns
Além de cáries e dentes desalinhados, algumas outras condições podem prejudicar e sensibilizar a saúde bucal, conheça algumas:
• Aftas e lesões
• Mau Hálito
• Gengivite
• Tártaro
Para evitar qualquer um destes problemas, além de correta higiene oral e boa alimentação, a principal recomendação é a visita regular ao consultório do dentista. O ideal é que as consultas sejam semestrais ou em intervalos definidos a critério do dentista.
Cuidando da própria higiene bucal
Ir ao dentista é fundamental, mas tão importante quanto, é manter os cuidados diários com a higiene. Todos os alimentos que ingerimos, sejam sólidos ou líquidos, deixam algum tipo de resíduo na boca, que começa a ser digerido por bactérias rapidamente, daí a importância de manter uma rotina de limpeza e cuidado.
• Escolha uma escova de dentes adequada
• Escove os dentes e use o fio dental depois de cada refeição
• Troque sua escova de dentes a cada 3 meses ou em intervalo menor, caso perceba que as cerdas estejam danificadas/desalinhadas
• Faça a higiene da língua, removendo a saburra lingual
• Evite a ingestão de alimentos açucarados
• Utilize pastas de dentes que contenham fluor
• Tenha uma alimentação variada e saudável, rica em água, minerais (cálcio e fósforo), fibras, frutas e vegetais, evitando a formação da placa bacteriana
• Evite fumar em geral, assim como o uso associado com outras drogas
• Fazer periodicamente um autoexame oral para verificar caroços, manchas ou outras alterações nas mucosas da boca.
• Evite o uso de próteses mal ajustadas
• Visite um dentista regularmente
O Dia Mundial da Saúde Oral oferece uma oportunidade para que as pessoas cuidem melhor de seus dentes e gengivas e aprendam mais sobre a relação entre saúde bucal e saúde em geral.
É importante ter uma boa saúde bucal para uma vida mais saudável e feliz!
Fontes:
- https://bvsms.saude.gov.br/tenha-orgulho-de-sua-boca-20-3-dia-mundial-da-saude-oral/
- https://www.fesaude.niteroi.rj.gov.br/sua-saude/no-dia-mundial-da-saude-bucal-e-importante-entender-como-o-cuidado-deve-estar-presente-no-dia-a-dia-da-populacao-brasileira
- https://www.terra.com.br/noticias/dino/brasil-e-o-pais-com-mais-dentistas-no-mundo-mas-ainda-existem-areas-de-tratamento-pouco-exploradas-e-regioes-com-carencia-de-profissionais,c929151215038b55fbf6a5f93a70c3231j7ep4d8.html
- https://saude.se.gov.br/dia-mundial-da-saude-bucal-secretaria-de-estado-da-saude-alerta-sobre-cuidados-com-a-higiene-e-alimentacao/