O Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida é o momento de conscientização sobre a importância de uma vida mais saudável
A busca por um estilo de vida mais saudável é um desafio para muitas pessoas. A rotina acelerada, atrelada aos afazeres da vida adulta, pode trazer dificuldades que impactam o cultivo de hábitos positivos para o corpo e para a mente.
Por isso, o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, celebrado em 6 de abril, é uma oportunidade de voltar os olhares para temas como uma boa alimentação e a prática de atividades físicas.
Promoção da Saúde
Em 1986, aconteceu a Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, em Ottawa, no Canadá. Durante o evento, foi desenvolvida uma Carta de Intenções com o objetivo de contribuir para a conquista do ideal de saúde para todos, no ano 2000, e nas décadas subsequentes.
O documento afirma que promover a saúde vai além de um estilo de vida saudável. O texto destaca que o caminho trilhado deve levar ao bem-estar global, reforçando a ideia de que a luta por uma vida digna e com saúde é uma pauta coletiva.
A reunião também traçou condições e recursos fundamentais para a saúde. São eles: a paz, o direito à habitação, à educação, uma alimentação adequada, acesso à renda, um ecossistema estável, recursos sustentáveis, a garantia de justiça social e equidade.
Ainda de acordo com a Carta de Ottawa, a promoção da saúde contempla cinco campos de ação, que passam pela implementação de políticas públicas saudáveis, criação de ambientes saudáveis, capacitação da comunidade, desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas e a reorientação dos serviços de saúde.
Hábitos que impactam negativamente a saúde
Existem comportamentos recorrentes que podem prejudicar a sua saúde. Eles agravam o quadro de diversas doenças e diminuem a expectativa de vida, aumentando a predisposição ao câncer, diabetes, colesterol alto, entre outras complicações.
Ter uma alimentação pouco balanceada, com altos níveis de gordura e açúcar, não praticar exercícios físicos, fumar e consumir bebidas alcoólicas são alguns dos maus hábitos que devem ser cortados.
Práticas para melhorar a qualidade de vida
O Ministério da Saúde considera que capacitar a comunidade é um fator decisivo para proporcionar melhoria na qualidade de vida, promovendo hábitos saudáveis e incentivando as pessoas a se atentarem tanto para aspectos físicos quanto psicológicos.
Confira abaixo algumas práticas para melhorar a sua saúde:
- Faça atividades físicas;
- Sempre que possível, evite a ingestão de açúcar refinado, frituras, gorduras e álcool;
- Privilegie uma alimentação com frutas, legumes e verduras;
- Não fume;
- Durma 8h por noite;
- Beba aproximadamente 2L de água por dia;
- Busque práticas que propiciem o autoconhecimento, como análise ou meditação;
- Tenha um hobby;
- Consulte um médico regularmente.
A Eletros-Saúde trabalha pela promoção da saúde para todos. Acompanhe as notícias do portal e fique por dentro de como levar uma vida mais saudável!
Fonte: