Eletros-Saúde: Solidez e Tradição - Novos desafios e Oportunidades
Prezados(as) Beneficiários(as),
Após a decisão da Eletrobras de transferir nacionalmente o plano de saúde dos seus empregados ativos para duas Operadoras de Mercado, a Eletros-Saúde - Associação de Assistência à Saúde vem perante sua comunidade de usuários, prestar os esclarecimentos quanto às medidas adotadas pela Operadora ao longo dos dois últimos anos para redução de despesas administrativas e crescimento do número de Patrocinadoras, dando total transparência quanto à continuidade dos seus planos e à viabilidade da sua operação.
A Eletros-Saúde é uma Operadora de Planos de Assistência à Saúde Multipatrocinada, garantindo a sustentabilidade dos seus planos, além de também possuir convênios de reciprocidade com outras empresas do setor, cuja operacionalização tem como contrapartida, o pagamento de uma taxa de administração que compõe uma das receitas administrativas da Operadora.
A operacionalização dos planos dos assistidos, pensionistas, ex-empregados, agregados/vinculados e dos ativos das demais patrocinadoras continua, com análises atuariais e reservas adequadas por plano, não havendo qualquer descontinuidade da assistência à saúde oferecida pela Eletros-Saúde, como Operadora de planos de Autogestão, estando mantidos todos os contratos existentes com sua rede de prestadores de serviço, sem a necessidade de qualquer alteração.
Destacamos que a Eletros-Saúde tem constituídas todas as garantias financeiras exigidas pela ANS e encerrou o exercício de 2023 com resultado líquido positivo, conforme apurado nas Demonstrações Financeiras referente ao exercício 2023 publicadas no Portal da Eletros-Saúde, e também divulgadas pela ANS, no Painel Contábil da Saúde Suplementar.
Desde o ano de 2021, após a segregação da previdência, a Eletros-Saúde direcionou suas ações para adoção de medidas de reestruturação interna, objetivando a redução dos custos administrativos, conseguindo êxito nas despesas com locação, pessoal e contratos com prestadores de serviços, soluções de TI, entre outros.
A captação de novas patrocinadoras também tem sido um direcionamento estratégico da Eletros-Saúde, tendo firmado no final do ano de 2023, o convênio de adesão com a AEPE/EPE, que já conta com 150 novas vidas até o momento.
Paralelamente, a Eletros-Saúde está prospectando e conversando com novas potenciais patrocinadoras e participando de negociações com as demais operadoras de planos de saúde do sistema elétrico, buscando alternativas e sinergia para criação de uma solução conjunta junto às operadoras, fortalecendo o objetivo comum de operacionalização dos planos de saúde de seus assistidos e familiares ou captação de novas patrocinadoras de âmbito nacional.
Ao longo dos 33 anos de experiência na gestão de planos de saúde, a Eletros-Saúde reafirma seu compromisso de gerir seus planos de saúde com a expertise técnica e a solidez necessária para continuidade do negócio.
Finalizamos esta mensagem assegurando que estamos diligenciando todos os estudos, revisando processos e buscando alternativas para que os planos de pré-pagamento não sejam impactados com a saída dos empregados ativos da Eletrobras.
Serão efetuados ao longo do período de transição, todos os ajustes necessários para adequar os serviços e demandas à nova massa de usuários até que novas vidas/patrocinadoras sejam captadas.
Reforçando também o caráter mutualista do nosso plano de autogestão, sendo importante que cada usuário colabore com a Eletros-Saúde, seja trazendo novas vidas para os planos família, seja adotando ações de uso consciente do plano, conforme regras e recomendações publicadas no nosso Portal e encaminhadas frequentemente para todos os usuários.
Atenciosamente,
Rogério Carlos Lamim Braz
Diretor-Presidente
ELETROS-SAÚDE – Associação de Assistência à Saúde