Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial: um coração feliz é um coração saudável!
A hipertensão arterial atinge 25% dos brasileiros, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Também conhecida como pressão alta, a doença é responsável por 80% dos casos de derrame e por 60% dos ataques cardíacos do Brasil!
Diante desses dados, para alertar a população e conscientizá-la sobre os riscos da doença, foi criada a Lei nº 10.439/2002, que instituiu o dia 26 de abril como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
O que é Hipertensão Arterial?
A hipertensão é uma condição caracterizada pela elevação da pressão sanguínea superior a 14/9. O primeiro número representa a pressão máxima durante a contração do coração, enquanto o segundo corresponde à pressão durante o relaxamento.
Uma das consequências da hipertensão é o estreitamento das artérias, fazendo com que o coração trabalhe com mais força para bombear sangue para todo o organismo.
A doença pode surgir devido a uma predisposição genética ou devido a outras condições de saúde, como doenças renais e da tireoide, entre outros fatores.
Quais são os sintomas da hipertensão?
Apesar de ser uma doença silenciosa, a hipertensão pode apresentar alguns sinais, como:
- Dores frequentes na cabeça ou nuca;
- Tontura ou fraqueza;
- Palpitações;
- Visão embaçada ou duplicada;
- Zumbidos no ouvido;
- Dificuldade para respirar.
É necessário estar atento aos sintomas acima para identificá-los, caso eles apareçam. De qualquer forma, se apresentar mais de um deles, é aconselhável procurar logo um cardiologista.
A hipertensão pode causar um acidente vascular cerebral (AVC), por isso em caso de dificuldade de fala, dor de cabeça súbita e intensa, náusea ou vômito e perda de consciência, procure um médico o mais rápido possível.
É possível prevenir a pressão alta?
Para diagnosticar a hipertensão arterial, é preciso monitorar de forma recorrente a pressão com aparelhos automáticos ou manuais.
Apesar de não ter cura na maioria dos casos, a hipertensão tem tratamento. Na maioria dos casos, o remédio é um regulador da pressão arterial, mas um estilo de vida saudável é fundamental para tratar e prevenir a doença. Por isso, fique atento às formas de prevenção, como:
- Reduzir o consumo de sal;
- Optar por alimentos naturais;
- Não fumar;
- Evitar o estresse;
- Moderar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Evitar estar acima do peso ideal e a obesidade;
- Controlar o diabetes;
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Ter uma boa noite de sono, pois o descanso adequado ajuda a regular a pressão arterial e promover a saúde do coração.
A hipertensão pode ser uma doença silenciosa e fatal, causando complicações cardíacas e cerebrais. Não deixe de visitar o seu cardiologista de forma regular e empenhe-se para incluir os hábitos saudáveis na sua vida!
Conte sempre com a Eletros-Saúde para auxiliar você a ter mais qualidade de vida!
Fontes: