Janeiro Branco: cuidando das emoções e valorizando a saúde mental!

04 de janeiro de 2024 - 11:11

Cuidar da sua saúde mental não é um luxo, mas uma necessidade. Assim como as pessoas cuidam do físico com exercícios, é preciso manter atividades que nutram a mente e cuidem das emoções. Com isso, o Janeiro Branco foi criado para relembrar as pessoas da importância do bem-estar psicológico!  

Todo início de ano acaba nos convidando a uma profunda reflexão sobre a vida e nos induz a mudarmos nossas atitudes. Por isso, todo janeiro é dedicado a uma campanha de conscientização sobre saúde mental, afinal, estar atento aos aspectos emocionais é fundamental para uma vida equilibrada. No primeiro mês do ano, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais e nos seus sentimentos.

É missão de todos nós construir uma cultura de respeito, compreensão e apoio à saúde mental. Além disso, é um momento especial para incentivar práticas que promovam o bem-estar no dia a dia e cultivar ações de prevenção!

Como cuidar da saúde mental?

Estar com uma boa saúde mental vai além de não ter transtornos psiquiátricos, mas envolve manter o bem-estar emocional e qualidade de vida, vivendo em equilíbrio consigo mesmo e com os outros.  

Por isso, para manter a sua saúde mental, é preciso adotar hábitos como:

  • Praticar atividade física diariamente (como uma caminhada);
  • Dormir bem; 
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Aprender novas habilidades (como artesanato, música, desenho, etc);
  • Manter o equilíbrio entre trabalho e lazer;
  • Reservar tempo para as pessoas que ama como família e amigos;
  • Estimular a cognição (como livros e documentários);
  • Exercitar o autoconhecimento (com yoga, meditação e reflexão).  

Como prevenir doenças que atingem a saúde mental?

A depressão e a ansiedade são os transtornos mais comuns de serem encontrados hoje em dia devido ao cotidiano e fatores estressantes, mas existem fatores genéticos que podem influenciar em quadros de esquizofrenia, bipolaridade e autismo. 

De qualquer forma, é necessário tomar cuidado com aquilo que a sua saúde mental precisa. Para reduzir ou prevenir crises de ansiedade e depressão, é preciso ter hábitos  saudáveis.

Além disso, é preciso investir em terapias, pois leva ao autoconhecimento, que só faz bem para todas as pessoas. A prática de uma fé (se você tiver) e gastar tempo com pessoas que você gosta também são coisas importantes! Outra recomendação é evitar substâncias psicoativas como álcool, drogas e cigarros, pois são muitas vezes associados a transtornos psiquiátricos.

Não se isole e procure ajuda! Conte sempre com a Eletros-Saúde para te ajudar na busca pela saúde e bem-estar.  

Fontes:  

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0