Dia Mundial da Alimentação: esse é um direito fundamental de todos!

13 de outubro de 2023 - 11:37

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente no dia 16 de outubro com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da alimentação saudável e sustentável. Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945 e, desde então, tem sido observada por muitos países ao redor do mundo!

Um dos principais pilares para este dia é destacar a necessidade de erradicar a fome e a desnutrição em todo o planeta. Ainda que a produção global de alimentos seja mais do que o suficiente para alimentar toda a população mundial, milhões de pessoas ainda sofrem de fome crônica e má nutrição.  

O tema deste ano é:  “Comida, Água, Direitos e Equidade: Celebrando o Dia Mundial da Alimentação 2023”. O objetivo da FAO é ajudar a promover a segurança alimentar no mundo, a fim de que todas as pessoas tenham acesso a alimentos de alta qualidade para uma vida ativa e saudável.  

Alimentação saudável: um lembrete para a sua qualidade de vida!

Cuidar da sua alimentação diária também é uma premissa relevante para lembrar neste dia. Por isso, não deixe de fazer boas escolhas no seu dia a dia, como:  

  • Beber água regularmente;
  • Evitar comidas gordurosas, com muito açúcar ou ultraprocessados;
  • Reduzir o consumo de sal;
  • Consumir gorduras “boas” uma vez ao dia, como: amendoim, castanhas ou peixe;
  • Consumir alimentos mais naturais como legumes, verduras e frutas;
  • Evitar o desperdício.

Desperdício e insegurança alimentar: como evitar esses problemas?

De acordo com a FAO, cerca de 50 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar moderada ou grave. Infelizmente, isso acontece enquanto boa parte dos alimentos:

  • É perdida por causa de condições inadequadas de colheita, manuseio, armazenagem e transporte;
  • É desperdiçada no varejo e consumo.

A luta contra essas perdas tem um impacto direto na segurança alimentar, contribuindo para a melhoria do desempenho econômico, a promoção de uma alimentação mais adequada e a preservação do meio ambiente.

Para aprimorarmos os nossos sistemas agroalimentares, é fundamental que toda a cadeia de abastecimento se torne mais sustentável, resiliente e inclusiva. Isso beneficia tanto trabalhadores, como produtores e consumidores.  

Diante disso, algumas atitudes são imprescindíveis para ajudar as pessoas que estão passando por insegurança alimentar como:  

  • Tenha o hábito de doar alimentos;
  • Busque por organizações sérias e responsáveis para destinar doações;
  • Cobre às autoridades políticas locais por medidas que combatam a insegurança alimentar.

Reflita em como você pode mudar a sua alimentação para melhor, assim como ajudar outras pessoas que estão sofrendo com a fome na sua região. O seu cuidado com a comida faz toda a diferença na sua vida e na do próximo!

Fontes:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0