Prevenção e conscientização contra a obesidade!

11 de outubro de 2023 - 14:49

A obesidade é considerada um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Em nível mundial, mais de um bilhão de adultos estão acima do peso, sendo que cerca de 500 milhões são considerados obesos. Além disso, mais de 40 milhões de crianças, com até 5 anos de idade, também sofrem com sobrepeso.

Os números também são alarmantes no Brasil, já que dados do Ministério da Saúde apontam que essa condição atingiu 6,7 milhões de pessoas no último ano, sendo que mais de 860 mil sofrem com obesidade mórbida. Diante disso, o dia 11 de outubro ficou conhecido como Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, uma data dedicada para sensibilizar, educar e mobilizar a sociedade para lidar com esse problema global.

O que é obesidade?

A obesidade é caracterizada pelo excesso de acúmulo de gordura no corpo, geralmente causado pelo consumo de energia na dieta que excede a quantidade utilizada pelo organismo para suas funções diárias e manutenção. Ou seja: a ingestão de calorias é maior que o gasto energético diário.  

Essa condição é uma doença crônica que tende a se agravar no decorrer dos anos, a menos que o paciente passe a fazer um tratamento adequado e contínuo. Além de afetar negativamente a qualidade de vida, a obesidade pode aumentar o risco de desenvolver várias doenças como:

  • Diabetes;
  • Doenças cardiovasculares; 
  • Asma; 
  • Gordura no fígado; 
  • E até mesmo alguns tipos de câncer.  

 

Como prevenir e tratar a obesidade?

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de São Paulo (SBEM - SP) afirma que a gordura que se acumula nos órgãos do abdômen e provoca aumento da barriga é um sinal preocupante e um sintoma que deve ser combatido. Além disso, é preciso tomar medidas preventivas como:

  • Não consumir de forma regular alimentos ultraprocessados, ricos em gordura e açúcar;   
  • Incentivar as crianças a fazerem uma hora por dia de atividade física, seja moderada ou intensa;  

Quanto ao tratamento, é preciso:

  • Implementar uma alimentação saudável e equilibrada; 
  • Diminuir a ingestão de calorias; 
  • Fazer mais atividade física; 
  • E em alguns casos, associar todas as medidas anteriores ao uso de medicamentos.  

Em casos graves, até uma intervenção cirúrgica pode ser recomendada. Por isso, adote hoje hábitos saudáveis para a sua vida e conte sempre com a Eletros-Saúde para cuidar do seu bem-estar!  

Lembre-se, prevenção da obesidade é um grande esforço que envolve mudanças de longo prazo no estilo de vida. Consultar um profissional de saúde é muito importante para desenvolver um plano personalizado de cuidados contra a obesidade.  

Fontes:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0