Outubro Rosa: prevenção e hábitos saudáveis são muito importantes no combate ao câncer de mama!

09 de outubro de 2023 - 17:24

Celebrado desde os anos 90, o Outubro Rosa nos lembra a importância da detecção precoce da doença, e o quanto a prevenção é importante.

No Brasil, o câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres: 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. No entanto, também pode afetar aos homens, mesmo que em incidência menor.

A melhor maneira de evitar o câncer de mama é a prevenção!

O autoexame, muito lembrado durante o Outubro Rosa, não substitui a visita ao mastologista/ginecologista e nem a mamografia, mas é uma ferramenta poderosa no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Saiba como fazê-lo corretamente:

  • Em pé, durante o banho, com o corpo molhado e as mãos ensaboadas, levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
  • Com a mão direita aberta, examine a mama esquerda;
  • Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas;
  • Sinta a mama e faça movimentos circulares em toda a mama, de cima para baixo. A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados;
  • Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido;
  • Repita os movimentos na outra mama.    

 

O câncer de mama pode ser causado por diversos fatores, como:  alterações dos genes BRCA1 e BRCA2, histórico familiar de câncer de mama, antecedentes pessoais de câncer de mama, alterações nos hormônios, obesidade, sedentarismo e uso de bebidas alcoólicas.

Atenção para alguns sintomas, que podem estar presentes nas mulheres durante o ciclo menstrual, mas se persistirem após o final do ciclo e estiverem acompanhados de outros sinais, é importante procurar um médico para uma avaliação mais detalhada:

  • Caroço no seio ou axila;
  • Vermelhidão ou alteração na textura da pele do seio;
  • Inchaço do seio;
  • Secreção nos mamilos;
  • Mudanças nos mamilos, como erosão ou a retração;
  • Dor no seio ou alterações na sensibilidade dos mamilos.

O diagnóstico do câncer de mama pode ser feito através de exames de imagem, como mamografia ou a ressonância magnética.  A biópsia em alguns casos é necessária para confirmar o diagnóstico.

Mulheres com 40 anos ou mais, precisam fazer a mamografia  anualmente.

Infelizmente, o câncer de mama ainda não é totalmente possível de se prevenir devido a  fatores genéticos. Isso significa que quem possui casos na família precisa ter o dobro de cuidado.

Algumas atitudes podem diminuir significativamente o risco não só do câncer de mama, mas de outras doenças. Uma alimentação saudável e equilibrada, prática frequente de exercícios físicos e não fumar já fazem muito pelo seu corpo.

Vista alguma peça na cor rosa e ajude a compartilhar informações sobre a Campanha Outubro Rosa, no combate ao câncer de mama. 

É possível vencer o câncer de mama!!!  Em estágio inicial, a chance de cura é acima de 90%.  Cuide-se!  

Fontes:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0