Cuidar da Saúde é um Hábito para Toda a Vida!

03 de outubro de 2023 - 16:48

Até 2050, estima-se que a população idosa ultrapassará a marca de 1.5 bilhão de pessoas. Apesar de estarmos vivendo mais, o processo de envelhecimento ainda traz consigo desafios significativos, não apenas em termos de saúde, mas também de acessibilidade. Portanto, o Dia Nacional do Idoso e Internacional da Terceira Idade, comemorado no último domingo, dia 1º de outubro,  representa uma grande oportunidade para refletir sobre a situação e os direitos dos idosos em nosso país e no mundo.

O envelhecimento é um processo que implica alterações celulares, resultando em perdas progressivas na função dos órgãos. Isso nos torna mais suscetíveis a uma série de doenças, incluindo hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e osteoporose.

Uma pesquisa conduzida pela Pfizer Brasil, com participantes entre 18 e 61 anos, revela que um dos principais receios em relação ao envelhecimento são os problemas de saúde. Essa preocupação é fundamentada, visto que aproximadamente 50% dos idosos lidam com mais de uma condição crônica, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Embora as mudanças fisiológicas sejam inerentes e inevitáveis, é plenamente possível envelhecer com saúde e desfrutar de uma vida plena e ativa!

Cuidados essenciais para manter uma vida ativa na Terceira Idade:

1 - Praticar regularmente  atividade física: minimiza a perda de resistência cardiovascular, massa magra (músculos) e coordenação motora, fenômenos naturais do envelhecimento. Além disso, auxilia na manutenção do peso e previne quedas, fraturas e doenças crônicas.

2 - Priorizar o sono de qualidade.

3 - Manter uma alimentação balanceada.

4 -  Exercitar o cérebro: atividades intelectuais, como a leitura, a prática de passatempos ou o aprendizado de uma nova língua, estimulam a memória, o raciocínio e a concentração, reduzindo os riscos de demências, como o Alzheimer.

5 -  Cultivar relações sociais: a interação com amigos e familiares é fundamental para a saúde mental, proporcionando melhorias no humor e combatendo a depressão. A ocitocina, hormônio associado a essas interações, reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial, contribuindo para a prevenção de doenças cardíacas. Embora a fadiga noturna, a redução da mobilidade e a perda de entes queridos possam tornar a interação social mais desafiadora para os idosos, é vital preservar esses momentos para manter a saúde mental e emocional.

A longevidade com autonomia é uma conquista possível, e a Eletros-Saúde está aqui para apoiá-los nessa jornada!

Fontes:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0