Combate ao colesterol: proteja sua saúde cardiovascular

08 de agosto de 2023 - 10:21

O colesterol desempenha várias funções  no organismo, como formação de células, produção de hormônios e formação dos ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Quando os níveis de colesterol estão elevados, a principal consequência é o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares, que são a principal causa de mortalidade no país.

Que tal aproveitar o Dia Mundial de Combate ao Colesterol, comemorado hoje, dia 08 de agosto,  para cuidar da sua saúde? Relembre alguns conceitos importantes sobre o tema!

O colesterol é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas suas taxas precisam estar equilibradas.

Entendendo os tipos colesterol

O colesterol pode ser dividido em dois tipos: LDL (colesterol de baixa densidade) e HDL (colesterol de alta densidade). O LDL, conhecido como colesterol "ruim", leva o colesterol do fígado para os tecidos, facilitando  o seu acúmulo nas artérias, podendo causar entupimento  dos vasos, ocasionando doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC), hipertensão arterial sistêmica e obstrução de artérias.

Já o HDL, chamado de colesterol "bom", é responsável por remover o excesso de colesterol do sangue e transportá-lo de volta ao fígado, para ser eliminado através da bile, facilitando a limpeza das artérias.

Fatores de risco

Existem fatores de risco que podem influenciar as doenças cardiovasculares relacionadas ao colesterol, incluindo histórico familiar, alimentação inadequada, sedentarismo, abuso de bebidas alcoólicas, obesidade, tabagismo e diabetes.

Embora existam medicações, como as estatinas, para tratar o colesterol, a prevenção é sempre a melhor abordagem.

Prevenção

Mudanças de hábitos podem ser fundamentais, como optar por leites e iogurtes desnatados, evitar embutidos e carnes gordurosas, reduzir o consumo de gordura trans e aumentar o consumo de fontes de boa gordura, como nozes, castanhas, abacate e azeite. Além disso, a prática regular de exercícios físicos também é recomendada.    

Fontes:

C3%A9,desenvolvimento%20de%20diversas%20doen%C3%A7as%20cardiovasculares.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0