Dia Mundial da Saúde Ocular: confira dicas para cuidar da visão em todas as idades

10 de julho de 2023 - 11:05

Cuidar da saúde ocular é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida. Os olhos ajudam na conexão de cada pessoa com o mundo e potencializam momentos especiais, ajudando a registrar acontecimentos e a construir memórias.  

No Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho, somos lembrados da importância de dedicar atenção especial a essa parte do corpo.  

A data foi estabelecida com o objetivo de conscientizar sobre os cuidados necessários para manter a saúde dos olhos em dia, bem como promover a prevenção de doenças oculares. Além disso, serve para reforçar a necessidade da realização de exames oftalmológicos regulares para detectar problemas precocemente.  

Confira abaixo dicas de como cuidar da saúde dos olhos ao longo da vida:  

Na infância

É nessa fase que ocorre o desenvolvimento visual mais importantel. Um dos principais cuidados é a realização do teste do olhinho, exame oftalmológico feito em recém-nascidos para identificar possíveis problemas visuais. O teste é fundamental, pois muitas doenças oculares, se não tratadas logo, podem afetar permanentemente a visão da criança.  

Além do teste do olhinho, é importante garantir que os pequenos tenham acesso a ambientes adequados para leitura e atividades visuais. Também é recomendável incentivar pausas durante o uso de dispositivos eletrônicos para evitar a fadiga ocular.

Hábitos saudáveis devem fazer parte da rotina de cuidados com os olhos, incluindo uma alimentação balanceada e rica em nutrientes essenciais para a saúde ocular, como vitamina A e ômega-3.  

Na fase adulta

A realização de exames oftalmológicos regulares, mesmo na ausência de sintomas visuais, é o principal cuidado que se deve ter nesse período da vida. É importante adotar práticas saudáveis no dia a dia para cuidar dos olhos, como evitar a exposição prolongada a telas de computador, smartphones e tablets, fazendo pausas regulares para descansar os olhos.  

Proteger os olhos dos raios ultravioleta (UV) com óculos de sol e manter uma alimentação saudável, com alimentos como: peixes, frutas e vegetais, também ajudam a preservar a saúde dos olhos.  

Após os 60 anos

Cuidar da saúde dos olhos para aqueles com 60 anos ou mais é de suma importância, uma vez que essa faixa etária está mais suscetível a certas doenças oculares.  

Algumas das doenças mais comuns nessa idade, incluem: catarata, degeneração macular relacionada à idade e glaucoma. Para evitar essas condições, é importante realizar exames oftalmológicos regulares, como o exame de fundo de olho e a medição da pressão ocular.

Além disso, adotar hábitos saudáveis, como não fumar, controlar a pressão arterial e manter uma dieta balanceada, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de problemas oculares.  

O Dia Mundial da Saúde Ocular serve como um lembrete poderoso de que devemos priorizar o cuidado com nossos olhos em todas as fases. Conte com a Eletros-Saúde para garantir uma vida plena e saudável em qualquer idade.  

Fontes:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0