Julho Amarelo: saiba mais sobre o câncer ósseo

03 de julho de 2023 - 14:52

Julho Amarelo também é o mês de conscientização do câncer ósseo.  Apesar de corresponder a somente 1% ou 2% dos cânceres em geral, não se deve esquecer a severidade dos casos de câncer ósseo.

A estimativa é que 6,3 mil novos casos de tumor ósseo maligno surgem no Brasil a cada ano. Pensando na conscientização da população, e  consequentemente no diagnóstico e tratamento precoce da doença, o mês de julho passou a ser marcado pela campanha Julho Amarelo.

Saiba mais sobre o tema: o que é o câncer ósseo?

O câncer ósseo é caracterizado pelo crescimento celular anormal no osso, formando uma massa de tecido, conhecida como neoplasia. Essa condição pode surgir devido ao espalhamento de células tumorais originárias de outras partes do corpo, em casos de metástase de outros tipos de câncer.

No Brasil, dados governamentais revelam que o tempo médio entre o início dos sintomas e o diagnóstico das neoplasias ósseas ultrapassa cinco anos.

O diagnóstico precoce não depende apenas do paciente ou do ortopedista, mas também dos pediatras, já que a doença pode afetar crianças e adolescentes. Portanto, é fundamental que, diante dos primeiros sintomas ou de qualquer desconforto, seja procurada  ajuda médica.

Sintomas do câncer ósseo

Os sintomas do câncer ósseo incluem dor e aumento de volume nas áreas afetadas, geralmente acompanhados de inchaço. Fadiga, perda de peso e febre também podem ser sinais indicativos da presença da doença.

Embora o câncer ósseo possa ocorrer em qualquer osso, há uma predileção pelos ossos mais longos, como o fêmur (na coxa) e a tíbia (na perna).

A realização de exames de imagem, como radiografias, tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas, é fundamental para um diagnóstico preciso. Cada tipo de neoplasia apresenta características específicas que indicam se a lesão é benigna ou maligna, cartilaginosa ou óssea, entre outras particularidades.

Como funciona o tratamento para o câncer ósseo?

O tratamento do câncer ósseo é individualizado, variando de acordo com o caso de cada paciente. Pode envolver métodos de imagem, poliquimioterapia, técnicas de reconstrução utilizando próteses, enxertos, retalhos microcirúrgicos e intervenções para tratar fraturas.

Nesse processo, profissionais como ortopedistas, cirurgiões ortopédicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, radiologistas e muitos outros desempenham um papel essencial, atuando na linha de frente do enfrentamento à doença e auxiliando na busca pela cura do câncer ósseo.

Previna-se!

Para a prevenção do câncer ósseo, é imprescindível consultar regularmente um médico e estar atento aos sinais do seu corpo. Agende seus exames regularmente e cuide de você e daqueles que você ama.

Conte com a Eletros-Saúde nessa jornada!  

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0