Julho Amarelo: Prevenção e combate às Hepatites Virais

30 de junho de 2023 - 14:03

1,5 milhão: é esse o número estimado de pessoas que têm hepatite no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). Porém, apenas 300 mil sabem sobre sua condição. São infeccões que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves.

A doença pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. 

No mês de julho, marcado pela campanha do Julho Amarelo, destacamos a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das Hepatites virais.

Os tipos mais comuns de hepatites virais em nosso país são os tipos A, B e C, sendo os tipos D e E menos frequentes. É importante ressaltar que a hepatite nem sempre apresenta sintomas claros, mas quando surgem, podem se manifestar como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Transmissão

As formas de transmissão das hepatites variam de acordo com o tipo da doença:

  • Hepatites A e E: ocorrem por meio da transmissão oral-fecal, geralmente relacionadas ao contato com água e alimentos contaminados. A hepatite E é menos comum no Brasil, sendo encontrada com mais facilidade na África e Ásia.
  • Hepatites B e D: ocorrem por meio do contato com sangue, relações sexuais e durante a gestação, de mãe para filho. A Hepatite D só é causada em pacientes que já possuam o vírus da Hepatite B, e é mais comum na região norte do país.
  • Hepatite C: ocorre por meio do contato com sangue contaminado e relações sexuais.

As hepatites B e C frequentemente se tornam crônicas, mas como não é sempre que os sintomas aparecem, muitas pessoas não sabem que têm a infecção. Sem o diagnóstico, a doença pode avançar, comprometendo o fígado, ocasionando fibrose avançada ou cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e a necessidade de transplante de fígado.

Prevenção: vacinas contra a hepatite já estão disponíveis

Prevenção e tratamento são fundamentais quando se trata das hepatites virais, que são hoje uma das principais causas de câncer no fígado.

A vacina contra a Hepatite B, disponível no SUS para todas as faixas etárias, também contribui para a prevenção da Hepatite C. Além disso, é essencial reduzir a progressão da doença por meio do tratamento adequado.

Para as hepatites A e E, é necessário adotar boas práticas de higiene ao manipular alimentos, além de investir em saneamento básico e garantir a qualidade da água que consumimos. A Hepatite A é geralmente uma infecção mais leve e costuma se curar espontaneamente. Quanto à Hepatite E, o próprio organismo tende a combatê-la, não havendo um tratamento específico.

Vale destacar que o tipo C da hepatite costuma ser o mais grave, sendo responsável por 76% dos óbitos causados por hepatites. Apesar de ainda não haver uma vacina específica para esse tipo, os medicamentos atuais apresentam altos índices de cura.

Relembramos, então, algumas atitudes que podem contribuir para a prevenção de hepatites:

  1. Utilizar preservativos em todas as relações sexuais;
  2. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como agulhas, alicates de unhas e lâminas de barbear;
  3. Sempre exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, consultórios médicos, manicures, entre outros;
  4. Lavar as mãos frequentemente;
  5. Ser vacinado contra as hepatites A e B.

Teste para detecção de hepatite!

Se você tem mais de 45 anos de idade, quando comparecer ao médico de rotina, converse sobre a realização dos testes para identificar hepatite. A prevenção por meio da imunização também é fundamental, e as vacinas contra as hepatites A e B estão disponíveis. Não deixe de se imunizar.

O SUS disponibiliza, para toda a população, testes rápidos para detecção da infecção pelos vírus B ou C.  Pelo menos uma vez precisamos ser testados, e populações mais vulneráveis precisam ser testadas com frequência.

 A Eletros-Saúde está sempre ao seu lado, oferecendo apoio e suporte em sua jornada de cuidado com a saúde. Lembre-se da importância de realizar exames regularmente para prevenir doenças. Cuide-se e conte conosco para cuidar do seu bem-estar!

Fontes:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0