Junho laranja: veja qual é a importância da prevenção e tratamento da anemia e leucemia!

12 de junho de 2023 - 14:43

Junho é o mês dedicado à conscientização e combate à anemia e leucemia, duas condições que afetam milhões de pessoas ao redor do mundo. Neste texto, vamos falar sobre a importância do diagnóstico precoce, a prevenção e os riscos dessas doenças do sangue.

Anemia

A anemia é considerada um problema grave de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 42% das crianças com menos de 5 anos de idade e 40% das grávidas do mundo possuem a doença.  

Essa é uma condição séria na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo dos níveis necessários, de acordo com a definição da OMS. Isso é causado pela ausência de um ou mais nutrientes essenciais. Embora possa afetar pessoas de todas as idades, crianças, gestantes e lactantes são o grupo mais vulnerável.  

A forma mais comum da doença é chamada de anemia ferropriva, que resulta da deficiência de ferro no organismo. No entanto, as causas da anemia podem ser diversas e incluem deficiências de nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas ou carencial devido a sangramentos crônicos (menstrual e gastrointestinal). Ela também pode ser genética (anemia falciforme e talassemia) ou provocada por doenças renais, hepáticas, da tireóide, úlceras ou até mesmo um tipo de câncer.  A presença da anemia é um alerta sério de que há um problema subjacente que precisa ser investigado e tratado.

  • Quais são os sintomas da anemia?

É fundamental saber quais são os sintomas da anemia a fim de procurar orientação médica para um diagnóstico adequado. Os sinais de alerta podem ser:

  • Cansaço;
  • Falta de apetite;
  • Palidez de pele e mucosas;
  • Indisposição;
  • Em crianças, a doença pode manifestar-se como dificuldade de aprendizado e apatia.  

Esses são os indicadores de que o organismo não está recebendo a quantidade adequada de nutrientes essenciais para produzir glóbulos vermelhos saudáveis e transportar oxigênio de forma eficiente.

  • Qual é o tratamento da anemia?

Se você perceber algum dos sintomas acima, consulte um médico para investigar o seu caso. O tratamento da anemia geralmente envolve a suplementação de nutrientes deficitários e a adoção de uma dieta equilibrada, que atenda às necessidades nutricionais específicas.  

Leucemia

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, caracterizada pelo acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 10 mil pessoas são diagnosticadas por ano com a doença.

  • Quais são os sintomas da leucemia?

Saber quais são os sintomas da doença é crucial para o diagnóstico, por isso fique atento aos sinais da leucemia, que podem ser:

  • Palidez;
  • Cansaço;
  • Febre;
  • Aumento de gânglios;
  • Infecções persistentes ou recorrentes;
  • Hematomas;
  • Petéquias (manchas avermelhadas de tamanho pequeno);
  • Sangramentos inexplicáveis;
  • Aumento do baço e do fígado.  

Se estiver com suspeita da doença, será necessário que o paciente realize exames de sangue e seja encaminhado para o especialista, o hematologista.  

Existem duas maneiras de a leucemia se manifestar: ela pode ser crônica e se desenvolver de forma lenta, e normalmente não apresentam sintomas abruptos,  ou ser aguda e piorar de forma rápida, apresentando sintomas que se agravam em um curto intervalo de tempo.  

Cuidados importantes para prevenção da anemia e leucemia

Adotar um estilo de vida saudável e cuidar do corpo são recomendações essenciais para lidar com a leucemia, que pode ser tratada tanto com quimioterapia e/ou medicamentos específicos.

Já no caso da anemia, a prevenção só é possível quando se trata da forma causada por deficiência de nutrientes, como o ferro. Uma alimentação balanceada desempenha um papel fundamental na prevenção dessa condição. No entanto, é importante ressaltar que existem diferentes origens da anemia, o que impossibilita indicar uma só forma de prevenção!  

A importância da doação de sangue

Alguns casos de leucemia e anemia requerem doações de sangue, plaquetas ou medula óssea. Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e atender a certos critérios, como não ter consumido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar nas duas horas anteriores, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos 4 horas antes. Para mais detalhes, consulte os requisitos específicos aqui:

https://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html

No caso da doação de medula óssea, é necessário ter entre 18 e  35 anos, estar em bom estado de saúde e não ter doença infecciosa, incapacitante, histórico de doença neoplásica (câncer), hematológica (sangue) ou do sistema imunológico.

Para obter mais informações sobre como ser um doador de medula óssea, consulte as diretrizes fornecidas aqui: 

https://redome.inca.gov.br/doador/como-se-tornar-um-doador/

A doação é um ato de amor capaz de salvar vidas. Faça a diferença e seja um doador!

 

Fontes:   

 

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0