Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial: aprenda a lidar com essa ameaça silenciosa

25 de abril de 2023 - 10:24

Responsável por cerca de 80% dos casos de derrame, e por 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no Brasil, a hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, afeta mais de um terço dos brasileiros.

Para abordar o assunto e alertar a população sobre os riscos que a doença pode trazer, a Lei nº 10.439/2002 instituiu o 26 de abril como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.  

O que é Hipertensão Arterial?

A hipertensão arterial se caracteriza pela elevação da pressão arterial, e quando superior a 14/9, pode ser caracterizada como elevada. O primeiro número é referente à pressão máxima correspondente à contração do coração, e o segundo à pressão do movimento de relaxamento.

Uma das sequelas causadas pela hipertensão, é o estreitamento das artérias, que faz o coração bombear o sangue com mais força para todo o organismo.

A doença pode surgir devido a herança genética ou por conta de outros problemas de saúde: doenças renais e tireoide são alguns exemplos.  

Conheça os sintomas

Apesar de silenciosa, a hipertensão tem sintomas que podem indicar sua presença, confira alguns deles:

  • Dores frequentes na cabeça ou nuca
  • Tontura ou fraqueza
  • Palpitações
  • Visão embaçada ou duplicada
  • Zumbidos no ouvido
  • Dificuldade para respirar

É interessante acompanhar os sintomas e identificar se eles se manifestam de forma conjunta, caso haja a presença de mais de um deles, é aconselhável visitar um cardiologista.

A hipertensão pode dar origem a um AVC (acidente vascular cerebral), por isso, em casos de dificuldade de fala, dor de cabeça súbita e intensa, náusea ou vômito e perda de consciência, procure imediatamente ajuda médica.

Quanto antes for realizado o atendimento, maior é a chance de recuperação.

Como prevenir?

O diagnóstico da hipertensão arterial vem através do monitoramento recorrente da pressão por meio de aferição através de aparelhos manuais ou automáticos.

Apesar de não ter cura, a hipertensão tem tratamento.

Na maioria dos casos, o remédio é utilizado como regulador da pressão arterial, mas um estilo de vida mais saudável é fundamental para garantir mais tranquilidade e bem-estar. Algumas formas de evitar a doença são:

  • Reduzir o consumo de sal
  • Investir em alimentos naturais 
  • Não fumar 
  • Moderar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Evitar o sobrepeso e a obesidade
  • Controlar o diabetes 
  • Praticar atividades físicas de forma regular

A hipertensão arterial é silenciosa e pode ser fatal, causando diversas complicações cardíacas e cerebrais. Visite o cardiologista regularmente e empenhe-se para inserir hábitos saudáveis no seu dia a dia.

Quando tratada, a hipertensão se torna uma preocupação menor, garantindo mais qualidade e expectativa de vida.

Fontes:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0