Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo: movimente-se pela sua saúde!

09 de março de 2023 - 15:38

A atividade física deveria acompanhar o ser humano durante toda a sua vida – mas infelizmente, pesquisas feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que, nos últimos 15 anos, cerca de metade dos adultos no Brasil não fizeram nem o mínimo de exercícios na frequência recomendada.  

Essa realidade precisa mudar: a falta de exercícios físicos pode piorar a qualidade de vida e causar várias doenças como diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer.

Mas afinal, como identificar o sedentarismo?

O sedentarismo é considerado como a falta ou a diminuição das atividades físicas. De acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), ele pode ser identificado quando a pessoa pratica menos de 150 minutos por semana de atividade física, que é o recomendado para a população entre 18 e 60 anos.  

Os principais sintomas do sedentarismo são:

  1. Cansaço em excesso;
  2. Dor nas articulações;
  3. Acúmulo de gordura na região do abdômen e no interior das artérias;
  4. Aumento excessivo de peso;
  5. Aumento de roncos durante o sono e/ou desenvolvimento da apneia do sono.  

Como vencer o sedentarismo?

Antes de começar a adotar uma vida mais saudável, é importante realizar check-ups regulares para identificar se você tem predisposição a alguma doença ou restrição a algum tipo de atividade física. Por isso, faça uma avaliação médica antes de começar uma atividade e conte sempre com a Eletros-Saúde!  

Se quiser começar aos poucos, a recomendação é fazer caminhadas curtas e com pouco impacto. Assim, você já consegue melhorar tanto a saúde física quanto emocional. E não esqueça de aliar a atividade física a uma alimentação saudável para manter um bom estilo de vida e evitar o desenvolvimento de várias doenças.    

 

Fontes:

20f%C3%ADsica.  

 

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0