Fevereiro Roxo: conheça de perto essa campanha

03 de fevereiro de 2023 - 10:46

Outubro Rosa, Setembro Amarelo, Novembro Azul... Campanhas associadas às cores, são velhas conhecidas nossas, entretanto, algumas são mais populares que outras.

Se você nunca tinha ouvido falar do Fevereiro Roxo, essa é a sua chance de saber mais sobre o assunto, que já adiantamos, é importantíssimo.

Criada em 2014, a campanha surgiu com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre três doenças crônicas e incuráveis, não tão conhecidas pela população: o Alzheimer, a Fibromialgia e o Lúpus.  

O surgimento da campanha

Em  2014, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), identificou a necessidade de divulgar de forma ampla, mais informações a respeito de doenças pouco conhecidas pela população.

A importância em disseminar o tema, veio justamente por se tratar de doenças que necessitam de diagnóstico ainda na fase inicial, para que a potência dos sintomas seja controlada ou minimizada.

O diagnóstico precoce nos casos do Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus é o ponto de partida para uma vida com bem-estar e qualidade, mesmo com os sintomas.

Apesar de estarem reunidas na campanha por serem caracterizadas como incuráveis, cada condição possui suas particularidades e possuem a possibilidade de tratamento e amenização dos sintomas. Conheça cada uma delas:

  • Alzheimer

Nomeada em 1906, com o sobrenome do médico que a descobriu, o psiquiatra Alois Alzheimer, a condição é degenerativa, e tem como principal sintoma a perda de memória e descoordenação da fala.

É comum que os portadores de Alzheimer mantenham lembranças antigas, mas tenham dificuldade em lembrar de acontecimentos diários. A condição afeta principalmente os idosos, a partir dos 65 anos, mas pode surgir precocemente em indivíduos que tenham histórico familiar.

O Alzheimer também é o principal causador da demência, agravando a dificuldade em realizar tarefas diárias básicas, e piorando o convívio social. Os principais sintomas da doença de Alzheimer são: problemas na fala e linguagem, confusão temporal e/ou espacial e esquecimento de fatos recentes.

O diagnóstico precoce da condição é fundamental para garantir o sucesso dos medicamentos e das terapias de tratamento.

  • Fibromialgia

Muito fácil de ser confundida com estresse, cansaço ou mal-estar, a Fibromialgia é caracterizada pela dor generalizada, e afeta, em sua maioria, mulheres de 30 a 60 anos.

As dores causadas pela condição são crônicas e não possuem um ponto fixo, também são frequentemente acompanhadas de sintomas como fadiga, dificuldade de concentração insônia, e em alguns casos, depressão.

A doença tem sua causa desconhecida, e também não tem cura, por esta razão, o diagnóstico precoce pode tornar o tratamento mais assertivo e aumentar a qualidade de vida do paciente.  

  • Lúpus Eritematoso Sistêmico

Caracterizado como uma doença autoimune e inflamatória, o Lúpus danifica os tecidos do corpo, e faz isso utilizando o próprio sistema imunológico.

As doenças autoimunes são crônicas, e seu tratamento consiste em aplacar os sintomas, que quase sempre são bastante dolorosos. No caso do Lúpus, os tecidos da pele, cérebro, rins e outros órgãos são atacados e destruídos.

Alguns dos principais sintomas da doença são: dores nas articulações, lesões na pele que pioram quando expostas ao sol, rigidez muscular, queda de cabelo, fadiga e febre.  

A importância do diagnóstico precoce

Apesar das particularidades de cada uma das doenças abordadas na campanha Fevereiro Roxo, uma característica une todas elas: a incapacidade de cura. Mas, citando o lema dos próprios criadores da campanha, “se não houver cura, que ao menos haja conforto”: podemos desenvolver um cotidiano repleto de qualidade de vida.

Ainda não há um calendário governamental de conscientização sobre as doenças representadas pelo Fevereiro Roxo, e a campanha é majoritariamente apoiada por ONGs e governos estaduais ou prefeituras. As ações, como mutirões de saúde e palestras, incentivam a população a procurar diagnóstico, caso suspeitem de algum sintoma.

É fácil perceber que a idealização de campanhas tem sempre caráter informativo, isso porque manter a população atenta aos  sintomas de doenças graves e incuráveis é um dever de todos.

Conhece alguém que sabe pouco sobre o Alzheimer, a Fibromialgia e o Lúpus? Encaminhe este conteúdo e faça sua parte difundindo esse tema tão importante.  Sua ajuda pode salvar a vida de alguém.  

Fontes:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0