Janeiro Branco: saúde mental é um direito de todos

02 de janeiro de 2023 - 14:52

Conhecemos bem as coloridas campanhas mensais que buscam conscientizar a população acerca de doenças graves – mas, quando se trata de bem-estar e saúde mental, nem sempre temos fácil acesso às informações.

Liderada por profissionais da área de psicologia, a campanha de Janeiro Branco surgiu em 2014 e ganhou destaque nos últimos anos, principalmente depois da pandemia da COVID-19.  

O estigma da saúde mental

Embora os distúrbios psicológicos afetem boa parte da população mundial, alcançando a marca de um bilhão de pessoas de acordo com relatório recente da ONU, ainda há muito tabu sobre o tema.

Problemas relacionados à saúde mental costumam ser negligenciados, menosprezados ou até mesmo descredibilizados na sociedade. Seja entre familiares ou no ambiente de trabalho, o cuidado com o bem-estar mental ainda tem muito a evoluir.

Com o objetivo de levar conhecimento e ajuda às pessoas, o Janeiro Branco tem o propósito de disseminar a cultura de prevenção e tratamento dos transtornos da mente.

Comece em janeiro

Janeiro é o início de um novo ano: é um momento de reflexão e avaliação pessoal, em que estamos mais preocupados em fazer planos, traçar objetivos e realizar sonhos.

Pensando nesse simbolismo cultural, os profissionais da psicologia consideraram o mês de janeiro como a oportunidade perfeita para reescrever histórias - uma folha em branco onde todos poderiam começar de novo.

É partindo deste pensamento que a campanha busca incentivar a sociedade a adotar novas práticas de convivência, mudanças no dia a dia ou hábitos saudáveis.  

Atitudes que fazem a diferença

Transtornos mentais podem afetar qualquer pessoa em qualquer contexto social, e é justamente por isso que o debate sobre o assunto precisa ser cada vez mais presente na sociedade.

Pequenas mudanças podem melhorar a sua saúde mental e a de todos ao seu redor:

  • Pratique o autocuidado através de uma alimentação saudável, sono de qualidade e prática de atividades físicas;
  • Dê atenção aos próprios sentimentos: converse, escreva ou reflita sobre suas emoções;
  • Afaste-se de situações estressantes ou que te causem emoções negativas;
  • Pratique atividades relaxantes como meditação, yoga, pintura, etc;
  • Invista no convívio social, seja com amigos ou família;
  • Se possível, faça terapia.

É importante destacar que a ajuda profissional é fundamental, principalmente nos casos de mal-estar psicológico.

Por isso, não hesite em buscar ajuda ao perceber que sua saúde mental está debilitada. Assim como qualquer outro problema de saúde, a identificação precoce do problema pode ajudar, e muito, na recuperação e no tratamento.

Cuide da vida, cuide da mente!  

Fontes:

20sofreram%20um%20transtorno%20mental.  

12&hsa_grp=129846598923&hsa_ad=591926408615&hsa_src=g&hsa_tgt=dsa-1466823538259&hsa_kw=&hsa_mt=&hsa_net=adwords&hsa_ver=3&gclid=Cj0KCQiA14WdBh

D8ARIsANao07g6hIDWkZYvCDuSMfeLm-A61KnicBurORhdIWzNQAe43cdiUOucnqoaAsUvEALw_wcB  

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0