Dezembro Laranja: campanha nacional de prevenção ao câncer de pele

09 de dezembro de 2022 - 09:30

Você sabia que 33% dos casos de câncer diagnosticados no Brasil são de pele? De acordo com o INCA, são descobertos 185 mil novos casos da doença a cada ano. Com a chegada do verão, é ainda mais importante reforçar os cuidados com a proteção solar e a saúde da pele. Esse é o lembrete da campanha Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Câncer de pele: entenda o que é a doença

O câncer de pele é causado pelo crescimento descontrolado das células da pele. Os diferentes tipos da doença se diferenciam pela camada de tecido afetada no organismo. São eles: carcinomas basocelulares, carcinomas espinocelulares e melanomas. Por isso, é importante ficar atento aos sinais dados pela pele para buscar um diagnóstico rápido.

Sintomas do câncer de pele

O câncer de pele pode lembrar pintas, eczemas ou outros tipos de lesão. Assim, é necessário conhecer e monitorar as “manchinhas” que existem em seu corpo para diferenciá-las daquelas que podem ser um sinal de alerta. Fique atento a:

  • Lesões elevadas e brilhantes, translúcidas, avermelhadas, marrons, rosadas ou multicoloridas, com crosta central e que sangram facilmente;
  • Pintas pretas ou marrons que mudam de cor, textura e tamanho ou até mesmo ganham irregularidades nas bordas;
  • Manchas ou feridas que não cicatrizam e crescem com coceira, crostas ou sangramento.

No caso de melanomas com metástases, um dos tipos mais perigosos de câncer de pele, os sintomas variam de acordo com a área afetada. Podem surgir nódulos na pele, inchaços nos gânglios linfáticos ou até mesmo falta de ar e dores de cabeça.

Consulte seu dermatologista!

Ao suspeitar de qualquer um desses sinais da pele, é importante consultar um dermatologista para avaliação. O câncer de pele só pode ser diagnosticado e confirmado com exames clínicos ou biópsias.

Cuidados com a pele no dia a dia para prevenir o câncer

A exposição ao sol está diretamente relacionada ao câncer de pele. Por isso, investir em proteção solar é essencial – não só durante o verão, mas ao longo de todo o ano. Pessoas com todos os fototipos de pele, das claras às mais escuras, devem ter essa preocupação.

Saiba quais são as medidas mais eficazes para prevenir a doença e proteger a pele dos raios UV:

  • Usar protetor solar diariamente e reaplicá-lo ao longo do dia;
  • Usar chapéus e óculos escuros durante a exposição ao sol;
  • Evitar horários de maior incidência solar na hora da exposição (entre 10h e 16h);
  • Monitorar a própria pele para observar pintas ou manchas suspeitas.
  • Ir ao dermatologista pelo menos uma vez ao ano para um exame completo.

Juntos vamos combater o câncer de pele. Fique atento!

 

Fontes:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0