Novembro Azul: homem também se cuida e se previne!

22 de novembro de 2022 - 15:48

A cada 38 minutos, um homem morre no Brasil de câncer de próstata. Esse é o tipo mais frequente de tumor maligno em homens depois do câncer de pele. No entanto, ainda que seja comum entre a população masculina, esse assunto ainda não é muito discutido, seja por medo, desconhecimento ou até mesmo preconceito.  

O que é a próstata?

É uma glândula presente apenas em homens, que faz parte do sistema reprodutor e pesa cerca de 20 gramas. Ela fica abaixo da bexiga e sua principal função é produzir esperma. Em homens jovens, a próstata tem o tamanho de uma ameixa, mas de acordo com o avanço da idade, o seu tamanho vai aumentando.

  Quais são os principais sintomas do câncer de próstata?

Na maioria dos casos, esse tipo de câncer cresce de forma silenciosa e não dá sinais durante o seu desenvolvimento. Quando os sintomas começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já se encontram em fase avançada, dificultando ainda mais a chance de cura. No estágio avançado, o câncer de próstata costuma apresentar os seguintes sinais:

  • Dor nos ossos
  • Dor ao urinar
  • Vontade de urinar com frequência
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen
  • Diminuição no jato da urina

Existem fatores de risco que podem aumentar o risco de câncer de próstata?  

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os principais fatores de risco são:

  • Idade: quanto mais velho, maior é o risco. A cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
  • Histórico de câncer na família: pais, irmãos e tios que já tiveram câncer antes dos 60 pode ser um motivo de alerta.
  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram que o peso corporal elevado é um dos principais fatores de risco.   

Como se prevenir do câncer de próstata?

Adotar hábitos saudáveis é essencial para melhorar a imunidade e diminuir o risco de várias doenças. Por isso, lembre-se de:

  • Manter uma alimentação equilibrada
  • Praticar atividade física regularmente
  • Evitar o consumo de bebida alcóolica
  • Não fumar
  • Manter o peso corporal adequado  

O diagnóstico precoce é o melhor caminho!

Para aumentar a possibilidade de cura, é necessário diagnosticar o câncer o mais rápido possível. Por isso, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem esses fatores, devem consultar o urologista para fazer o exame de toque retal.  

Quase 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados através do exame de toque retal, no qual o médico pode ver a alteração do tamanho da glândula. Se preciso, outros exames podem ser pedidos, como biópsias.  

Se descoberto precocemente, o câncer de próstata tem até 90% de chance de cura. Portanto, não deixe para depois o exame que você pode fazer hoje e conte sempre com a Eletros-Saúde para isso!  

Fontes:

document//cartilha_cancer_prostata_nov2019_3areimp_2022_visualizacao.pdf      

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0