11 de outubro – Dia Nacional da Prevenção à Obesidade – É preciso ter cuidados com o corpo para evitar o sobrepeso!

10 de outubro de 2022 - 16:48

No que diz respeito à saúde e qualidade de vida da população, o sobrepeso e a obesidade merecem atenção redobrada. A OMS (Organização Mundial de Saúde) afirma que a obesidade é um dos mais graves problemas enfrentados pela população mundial.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2020, atualmente mais da metade dos adultos apresenta excesso de peso (60,3%), o que representa 96 milhões de pessoas. Já a condição de obesidade atinge 25,9% da população, alcançando 41,2 milhões de brasileiros adultos.

A obesidade na infância também preocupa, considerando todas as crianças brasileiras menores de 10 anos, estima-se que cerca de 6,4 milhões tenham excesso de peso e 3,1 milhões tenham obesidade.

Os dados de 2020 já são alarmantes, mas pesquisas preveem aumento considerável para 2030, não só no Brasil, mas no mundo. O Atlas Mundial da Obesidade (World Obesity Federation), uma organização voltada para a redução, prevenção e tratamento da obesidade, prevê que a doença deverá atingir cerca de 30% da população adulta, o que significa um bilhão de pessoas em todo o mundo.

Mas, afinal, o que é a obesidade?

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a obesidade é uma doença crônica resultada do acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a obesidade não é uma doença resultante da “preguiça” e “falta de vontade”. Muitos fatores podem originar a doença, alguns são:

  • Alimentação rica em calorias, como açúcar e carboidratos;
  • Falta de atividades físicas;
  • Predisposição genética;
  • Alterações hormonais;
  • Distúrbios emocionais;
  • Medicamentos que interferem no peso.

Além das diversas causas para a obesidade, ela também pode gerar outros problemas de saúde graves, alguns deles são:

  • Diabetes; 
  • Hipertensão arterial;
  • Problemas articulares; 
  • Câncer.

Diante de tantos fatores possíveis para originar a doença e tantas outras complicações como possíveis consequências, a orientação acerca da obesidade é fundamental.

Pensando nisso, em 2008 foi instituído o “Dia da Prevenção à Obesidade”, celebrado anualmente em 11 de outubro. Seu objetivo é combater e prevenir, criando ações urgentes diante de um problema que vem adquirindo proporções epidêmicas.

Mas como posso prevenir ou tratar a doença?

Tratar a obesidade requer dedicação e foco, além, é claro, de acompanhamento médico especializado. Mas a prevenção ainda é o melhor caminho.

Por isso, fique atento às práticas que servem tanto para a prevenção quanto para o tratamento da obesidade:

  • Visitar o médico com frequência, tanto para procurar a causa quanto para ter acompanhamento no tratamento;
  • Visitar médicos especializados como gastroenterologista ou nutricionista;
  • Visitar o psicólogo ou psiquiatra, pois crises emocionais e psicológicas também podem acarretar em descontrole alimentar;
  • Realizar atividades físicas com frequência;
  • Ingerir alimentos mais saudáveis e ricos em nutrientes.

Nos casos mais graves de obesidade, os médicos recomendam a cirurgia bariátrica, que é feita em casos de obesidade grave.

Também vale lembrar que a bariátrica é um processo: não começa e termina na cirurgia; cuidados e acompanhamento médico devem começar antes da cirurgia e continuar posteriormente.

Mudar os hábitos faz parte de uma vida mais saudável, e quando se trata de obesidade, isso faz toda diferença. Neste 11 de outubro, repense sua relação com os alimentos e faça a escolha por uma vida mais saudável.

É de extrema importância aprender a gostar de si mesmo e estar confortável com o próprio corpo. Isso porque não há necessidade que você aja para agradar o que as outras pessoas julgam ser belo.

O que realmente deve ser levado em consideração é o seu bem-estar e saúde. Os cuidados mais assertivos são com relação à saúde, mas nada que extrapole ao ponto de querer se transformar em um estereótipo, muitas vezes, inalcançável.

Seu corpo agradece, sua saúde também!

 

Fontes:

           as%20faixas%20et%C3%A1rias.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0