Dia Nacional do Idoso e Internacional da 3ª idade: envelhecer bem é possível!

30 de setembro de 2022 - 18:41

A proporção de pessoas idosas vai aumentar nos próximos anos e a previsão é de que esse número triplique até 2050. Os idosos são cerca de 14,3% da população brasileira, o equivalente a 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, a estimativa é que haja mais idosos do que crianças e adolescentes de zero a quatorze anos.

O envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida apontam para uma necessidade de organizar uma rede de atenção à saúde e qualidade de vida da população idosa. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita ser importante incentivar os idosos de hoje e do futuro a viverem de maneira ativa e saudável e criou a data com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre o envelhecimento, mostrando a importância de proteção e cuidados com essas pessoas.  

Em 1º de outubro também foi a aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), garantindo ao  idoso todas as oportunidades e facilidades para a preservação da saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.  O Estatuto do Idoso também ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público, assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, e efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. 

Os principais desafios da saúde na terceira idade

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.  

As doenças crônicas atingem boa parte da população idosa. O Ministério da Saúde divulgou em pesquisas anteriores que cerca de 25,1% dos idosos têm diabetes, 18,7% são obesos, 57,1% têm hipertensão e 66,8% têm excesso de peso.

Além disso, mudanças fisiológicas são normais durante o período de envelhecimento: as células sofrem alterações, resultando em perda progressiva na função dos órgãos. Esse desgaste acaba deixando o organismo mais propenso às doenças supracitadas como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e osteoporose.

A prevenção sempre será a melhor escolha

Apesar disso, é possível envelhecer bem, prezando pela saúde e qualidade de vida. Ainda que você não tenha chegado na 3° idade, adote práticas diárias que vão te ajudar a chegar bem nessa fase da vida para desfrutá-la plenamente, de forma ativa:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Manter um sono de qualidade;
  • Ter uma alimentação balanceada;
  • Exercitar o cérebro;
  • Fazer check-ups regularmente;
  • Manter quem você ama por perto, como amigos e familiares.  

Com a prática de exercícios físicos, é possível minimizar a perda de resistência cardiovascular, de massa magra (músculos) e coordenação motora, ainda que isso aconteça com o passar dos anos. A prática de atividades físicas é importante para manter o peso, além de evitar quedas, fraturas e doenças crônicas.

A interação social também é muito importante nesse momento da vida, e existem vários fatores que dificultam a socialização de idosos: cansaço e redução de mobilidade são algumas delas.  No entanto, esses momentos são essenciais para evitar a depressão e melhorar o humor. Sem contar, que o hormônio liberado durante essas interações - a ocitocina - ajuda a reduzir os batimentos cardíacos, relaxar e diminuir a pressão arterial, o que ajuda a prevenir doenças cardíacas.

Exercitar o cérebro também é importante, seja com palavras-cruzadas, jogo da memória ou xadrez. Essas práticas ajudam a reduzir o risco de demências, como Alzheimer, por exemplo. Praticar atividades intelectuais é extremamente importante na terceira idade para estimular a memória, além de treinar o raciocínio e a concentração. Por isso, sempre incentive os idosos ou futuros idosos a aprenderem coisas novas, como por exemplo, uma nova língua, ou até mesmo a leitura de um livro.

Envelhecer não precisa ser sinônimo de uma saúde debilitada.  Podemos envelhecer de forma saudável, sem que o corpo sinta o passar dos anos.  Conseguimos estar ativos em qualquer fase da vida, desde que nossa saúde e bem-estar tenham os cuidados necessários.  

Conte sempre com a Eletros-Saúde

Estamos sempre à sua disposição para que você possa viver longos anos, e com muita saúde,  ajudando a prevenir doenças e promover seu bem-estar. Esteja em dia com seus exames e consulte nossa equipe sempre que necessário!  

 

 

Fontes:

Hoje%20%C3%A9%20Dia%20D%20%2D%201%C2%BA%20de%20outubro%20%2D%20Dia%20

Internacional%20do%20Idoso

Nacional%20do%20Idoso%20e%20Dia%20

Internacional%20da,de%20zero%20a%20quatorze%20anos.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0