Confira os cuidados especiais para cuidar da sua saúde no inverno!

20 de junho de 2022 - 15:55

Temperatura em queda, tempo seco, aumento de índices de poluição… O inverno está chegando e, com ele, alguns problemas de saúde acabam surgindo também. Por isso, até quem não tem nenhuma doença crônica deve tomar alguns cuidados especiais nessa época do ano.  

O Instituto Nacional de Cardiologia afirma que nos dias mais frios, os índices de infarto podem aumentar em até 30%. Além disso, é preciso cuidar ainda mais da imunidade, já que o organismo está mais suscetível a doenças e problemas respiratórios, como gripes, alergias, sinusite, bronquite e resfriados.  

Preserve seu bem-estar nesses dias de mudanças bruscas de temperatura! Siga algumas dicas que preparamos:

1)    Hidrate-se -  Beber água na quantidade ideal é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico, pois facilita o combate de diversas doenças contagiosas, além de evitar problemas digestivos e intestinais.  

2)    Deixe os ambientes arejados -  Não feche a casa ou o ambiente de trabalho nos dias frios. Ainda que essa prática seja comum, ela favorece a ocorrência de doenças e alergias.   A falta de circulação de ar é perigosa porque aumenta as chances de proliferação de microorganismos, como ácaros, vírus e bactérias. Portanto, evite locais fechados e com aglomerações, mantendo as janelas abertas sempre que for possível.

3)    Mantenha uma alimentação saudável -  É fundamental comer verduras, frutas e legumes para se manter bem nesse período do ano, pois esses alimentos fornecem nutrientes adequados para o sistema imunológico. Assim, você fica mais resistente ao aumento de risco de doenças respiratórias. 

4)    Mantenha seu corpo ativo -  Fazer exercícios físicos no inverno é essencial para fortalecer a imunidade do organismo, além de ajudar na saúde física e mental. Os esportes aceleram o metabolismo, ajudam a queimar calorias e ainda dão mais disposição para enfrentar a rotina. Por isso, tente praticar atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana!  

5)    Esteja com as vacinas em dia - No inverno, é comum que os casos de gripe aumentem. Por isso, não esqueça de se vacinar contra a Influenza e outras doenças. Isso é muito importante para fortalecer seu sistema imunológico e evitar pandemias de doenças graves, que podem levar ao óbito.  

Segundo a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, pessoas imunizadas contra a gripe tem menos 24% de risco de ter complicações causadas pelo coronavírus.  

Ainda tem alguma dúvida sobre a vacinação? Então consulte seu médico e conte sempre com a equipe da Eletros-Saúde para te ajudar a manter uma vida saudável, com bem-estar e qualidade de vida!  

Temos um Calendário Nacional de Vacinação contra as principais doenças que atingem crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes.  Clique Aqui e conheça.    

Fontes:

https://padrao.com.br/blog/?p=310    

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0