Uso Consciente do Teste Rápido - Antígeno - SARS - CoV-2 (Coronavírus Covid-19)

07 de fevereiro de 2022 - 12:39

Prezado Beneficiário,

Conforme já informamos, através de comunicado no nosso portal, a Agência Nacional de Saúde (ANS) aprovou e publicou no Diário Oficial da União (DOU), no dia 20 de janeiro, a inclusão do exame de TESTE RÁPIDO PARA DETECÇÃO DE ANTÍGENO - SARS-CoV-2 (CORONAVÍRUS COVID-19)  no rol de coberturas obrigatórias para beneficiários de planos de saúde.  Clique aqui e confira a Resolução Normativa nº478/2022.

O teste é coberto para os beneficiários de planos de saúde com segmentação  ambulatorial, hospitalar ou referência e será feito nos casos que houver pedido médico com indicação clínica para pacientes com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quando os sintomas estiverem entre o  1º e o 7º dia de início dos sintomas.

Para o beneficiário ter direito ao teste rápido, não pode preencher nenhum dos seguintes requisitos:

  • Contactantes assintomáticos de caso confirmado;
  • Indivíduos com menos de 24 meses de idade;
  • Indivíduos que tenham realizado, há menos de 30 dias, RT-PCR ou Teste Rápido para detecção de antígeno para SARS-CoV-2 cujo resultado tenha sido positivo;
  • Indivíduos cuja prescrição tenha finalidade de rastreamento da doença, retorno ao trabalho, controle de cura ou suspensão de isolamento.   

É importante esclarecer que o teste rápido incluído no rol de cobertura dos planos de saúde é feito exclusivamente em laboratórios, não sendo coberto os testes realizados em farmácias.  

Vale lembrar, que as empresas de diagnóstico não estavam preparadas para essa exponencial demanda por testes para detecção de COVID-19 e estão encontrando dificuldades na obtenção de  insumos, o que muitas vezes prejudica a realização do exame. 

Por esse motivo, a Eletros-Saúde recomenda que na apresentação de sintomas, o beneficiário mantenha-se em isolamento sempre que possível, para evitar a propagação da doença e siga algumas orientações para fazer o uso consciente do teste rápido, pois sabemos que a variante que está circulando no momento, a ômicron, apesar de mais transmissível, apresenta sintomas mais leves em grande parte da população vacinada, podendo ser tratada em casa, sem necessidade, muitas vezes, de internação, o que consideramos um grande avanço na pandemia.  Alguns questionamentos que devemos sempre fazer antes de realizar o teste:

  • Meus sintomas são leves e sob controle?
  • Apresento alguma comorbidade?
  • Sou idoso?  O que inspira cuidados especiais.
  • Necessito encontrar outras pessoas?
  • Há realmente necessidade de saber que estou com Covid?  
  • Vale realmente a pena me deslocar se estiver com o vírus, aumentando o risco de transmissibilidade da doença?

Essa variante sendo altamente transmissível, e por ter sintomas mais leves, na maioria das vezes, faz com que pessoas contaminadas não fiquem isoladas, devido suas condições clínicas que permite saírem de casa, transmitindo cada vez mais esse vírus para outras pessoas.

Fazendo as perguntas acima, podemos deixar que os testes rápidos existentes sejam destinados às pessoas que realmente precisam, nos solidarizando com suas necessidades, devido aos motivos já citados acima, evitando a utilização desnecessária de exames, que devido ao seu custo e uso exagerado sem motivos aparentes, pode gerar reajuste do plano no futuro.  Ter essa consciência faz parte da solidariedade coletiva.

A Eletros-Saúde disponibiliza o serviço de Telemedicina, através da Amparo Saúde, para agendamento de consultas e/ou atendimento médico imediato, se preferir.  Acesse o passo a passo dos canais de atendimento da Telemedicina Eletros-Saúde sempre que achar necessário tirar dúvidas com um médico.

Lembre-se, o cuidado é uma ação coletiva! Cuide-se!                  

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0