Vacina Sim! Confira como está a Vacinação no Brasil

24 de junho de 2021 - 11:06

Se você já se vacinou e acha que os cuidados com o Coronavírus acabaram, está enganado! A vacinação tem avançado em todo país, e atualmente já foram distribuídas mais de 109 milhões de doses.

Segundo dados oficiais, cerca de 63,19 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose do imunizante, e cerca de 24,28 milhões receberam a segunda, cumprindo o protocolo completo de vacinação contra a COVID-19.

Apesar da distribuição da vacina ser gratuita através do SUS, muitos brasileiros ainda não se vacinaram, e pretendem não tomar a vacina.

É muito importante lembrar que a vacinação em massa é um pacto social, ou seja, ela é um compromisso de saúde pública assumido coletivamente. 

Quando você decide não se vacinar, sua decisão tem impacto na vida de outras pessoas, já que seu corpo está suscetível à contaminação, e por consequência, você se tornará um possível transmissor.

Este cenário permite que doenças erradicadas ou altamente controladas possam voltar a circular e contaminar pessoas, colocando a vida de muitas pessoas em risco.

Para garantir que você, sua família, e todos estejam seguros, lembre-se:

Evite aglomerações

O ideal é ficar em casa sempre que puder, mas quando isso não for possível, evite permanecer em ambientes fechados com muitas pessoas.

Manter a distância de, no mínimo um metro, de outras pessoas também é importante!

Use máscara

Sempre que sair de casa esteja de máscara! O modelo mais indicado é o  PFF2, ele possui filtragem maior que a máscara cirúrgica, além de vedar melhor o nariz e a boca, evitando ainda mais o risco de contaminação.  

Vacine-se

O passo mais importante para vencer a pandemia!

Acompanhe o calendário de vacinação de sua cidade e tome as doses de acordo com as datas estipuladas pelo SUS. Isso garante que o imunizante funcione da melhor maneira possível.  

Não tenha medo dos efeitos colaterais

É bastante comum que após a administração da vacina haja alguns sintomas como febre, mal-estar ou dores pelo corpo.

Fique tranquilo, essa reação é normal, já que a vacina é uma carga atenuada do vírus que, injetada no corpo humano, ajuda o organismo a criar uma resposta imunológica ao vírus.

Lembre-se que apesar dos sintomas desagradáveis, você estará protegido, e que não estando vacinado, eles poderiam ser bem piores!  

Incentive a vacinação

Faça a sua parte e incentive a vacinação!

A sua opinião com certeza é valiosa para seus familiares, amigos e vizinhos, ela pode fazer toda diferença na saúde de quem você gosta.

Use sua experiência e seu conhecimento a favor da sociedade e conscientize mais pessoas a respeito da vacinação.  

Acompanhe as notícias para ficar a par da vacinação no Brasil.

Em breve venceremos essa batalha, contamos com você!