Dia Nacional da Doação de Órgãos - 27/09

28 de setembro de 2020 - 10:32

Pessoas lutam todos os dias à espera de um doador de órgãos.

De acordo com a ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos), mais de 40 mil pessoas estão na fila à espera de um transplante. O Brasil realiza atualmente transplantes de órgãos, tecidos e células e, apesar do notório crescimento das doações de 2018 para 2019, por conta da pandemia do coronavírus, os números voltaram a regredir em 2020.

Uma pesquisa da Veja Saúde relata que houve uma queda de 32% de doações de órgãos entre março e junho de 2020. A mudança ocorreu, pois, em meados de março, quando a pandemia teve início no país, foram suspensos os transplantes por doador vivo, com o objetivo de protegê-los do risco de contaminação. No entanto, sabemos que o que realmente movimenta a lista de espera de transplante de órgãos são as doações de pessoas falecidas.

O Brasil, hoje, possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, garantido a toda a população de forma gratuita por meio do SUS. Mas de nada adianta se as taxas de doação permanecerem baixas.

Para reverter as estatísticas, no dia 27 de setembro comemora-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A data é um lembrete de que a vida continua e que o ato pode salvar muitas vidas.

Após o falecimento de um único doador, órgãos como córnea, fígado, pâncreas, coração, rim, pulmão e intestino podem ser doados a mais de uma pessoa em necessidade. Muitas vidas podem ser salvas mediante um único ato de solidariedade.

O Eletros-Saúde reforça a importância do diálogo sobre o tema não só pela sociedade, mas nos núcleos familiares. É importante que familiares e pessoas próximas estejam cientes do seu desejo de ser um doador de órgãos em caso de falecimento.

Declarar sua intenção de ser um doador tem o poder de mudar histórias e dar mais tempo a quem precisa.

Seja um doador de órgãos e salve vidas!

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0