Novembro Azul: Cuidar da saúde também é coisa de homem

30 de outubro de 2015 - 17:04

Pelo quarto ano seguido, o Instituto Lado a Lado pela Vida realiza, em todo o País, a campanha Novembro Azul. Em conjunto com a entidade, inúmeros outros grupos e órgãos públicos promovem ações chamando a atenção do público masculino para a importância da realização regular de exames da próstata, órgão que se encontra entre os mais comumente diagnosticados com câncer. Na edição de 2015, o tema é “Cuidar da saúde também é coisa de homem”.


Câncer de próstata: o silêncio que custa caro
Doença exclusiva dos homens, o câncer de próstata é um dos tumores mais frequentes e o sexto mais comum do mundo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Estima-se que um em cada seis homens seja portador da doença. Por ano, são diagnosticados 69 mil novos casos.

Na maior pesquisa já conduzida sobre homens diagnosticados com câncer de próstata do mundo, a Coalizão Internacional para o câncer de próstata aponta que 47% dos pacientes ignoram sintomas que incluem dor e cansaço. Com isso, deixam de manter médicos e familiares informados e atrasam o início de seus tratamentos de maneira importante – muitas vezes, com graves consequências para o prognóstico.

Sintomas só aparecem em estágios avançados
Nos primeiros estágios, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas ou, quando apresenta, é algo semelhante aos que ocorrem no aumento benigno observado no órgão. Quando os sinais mais característicos da doença começam a se apresentar, 95% dos tumores já se encontram em fase avançada.

Os sintomas mais comuns incluem distúrbios diversos no ato de urinar, dor lombar, na bacia e nos joelhos, sangramento na uretra, entre outros.

Quanto antes diagnosticado, mais chances de cura
Por demorar a manifestar-se, o câncer de próstata exige a realização de exames preventivos regulares, de modo a antecipá-lo em seus estágios iniciais. Recomenda-se que homens a partir dos 50 anos comecem a procurar um urologista. Indivíduos com histórico familiar da doença e quadros de sedentarismo e obesidade, devem começar já a partir dos 45 anos.

Além da dosagem sérica do PSA, o exame para detecção é o toque retal, um complementando o outro (aproximadamente 20% dos casos não são detectados pelo primeiro exame). Quando diagnosticada a tempo, as chances de cura são de quase 90%.

Na edição de 2015 do Novembro Azul, inúmeras cidades e regiões brasileiras contarão com uma programação variada de eventos, incluindo caminhadas, palestras, consultas urológicas e exames clínicos laboratoriais gratuitos, além de testes de Antígeno Prostático Específico (PSA) para pacientes com indicação.

O site www.novembroazul.com.br conta com mais informações e uma nova identidade visual. O Comitê Científico da campanha também foi expandido, contando, agora, com nutricionistas, fisioterapeutas sexólogos além dos oncologistas e urologistas. A participação especial desta edição fica por conta do médico Dr. Dráuzio Varella, em uma série de vídeos divulgados no portal e em outras mídias digitais.

Categorias:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0