Um feliz e saudável Dia das Crianças

08 de outubro de 2015 - 16:09

No dia 12 de outubro é comemorado, em todo o mundo, o Dia das Crianças. Os pequenos cidadãos correspondem a 25% da população do planeta (1,8 bilhão de pessoas). E nesta data especial é importante dar atenção a um fato diretamente ligado à qualidade de vida da criançada: a saúde.

A infância é um período fundamental na formação e desenvolvimento do ser humano, tanto fisicamente quanto mentalmente, o que exige acompanhamento e cuidado com os pequenos. Vários fatores influenciam na qualidade de saúde das crianças, como exames, vacinação, alimentação, atividades físicas, atividades lúdicas, sono, entre outras.

Exames
Todo bebê quando nasce deve passar por alguns exames, para a verificação de quadros patológicos, deficiências ou para prevenção de doenças. Procedimentos como o teste do pezinho (para a detecção de doenças hereditárias), audiometria (para a avaliação da audição) e exames de hemograma e colesterol (para avaliar quadros de excesso de colesterol ou anemia) são essenciais para manter os recém-nascidos saudáveis.

Vacinação
As vacinas são métodos eficientes na prevenção de uma série de doenças. No Brasil, as crianças têm direito a ter acesso a diversas vacinas pelo Sistema Único de Saúde, que devem ser aplicadas em um período que abrange do nascimento aos 16 anos. O tipo de vacina varia de acordo com a imunização que ela pretende, por exemplo: Hepatite B, BCG (Tuberculose), DTP (difteria, tétano e coqueluche), Hib (Hemófilos influenza tipo B), VOP (poliomelite), Pneumococo conjugada, SCR (sarampo, cachumba e rubéola), Varicela e Hepatite A.

Alimentação
Outro fator fundamental para a promoção de saúde na infância é a alimentação. De acordo com o Ministério da Saúde, 33% das crianças no Brasil se encontram no estado de obesidade. Este dado é alarmante, pois 40% das crianças obesas permanecem assim na vida adulta, o que pode ocasionar diabetes, hipertensão e outros malefícios à saúde. Por isso deve ser incentivada uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras, cereais, grãos e carnes magras. Sem falar do controle da ingestão de alimentos industrializados, gordurosos e repletos de sódio e açúcar.

Atividades físicas
A prática de exercícios na infância é de suma importância para a saúde da criança. Ela ajuda a manter o peso ideal, o que reduz os índices de obesidade e todas as mazelas que ela traz, incentiva a evolução da atividade motora e um ótimo método de socialização com outras crianças, o que estimula a autoestima e o equilíbrio emocional. É recomendado pelo menos uma hora de exercícios físicos diários para as crianças e os pais têm responsabilidade nesta questão, pois eles podem estimular seus filhos brincando ou praticando esportes com eles.

Sono
A qualidade e duração do sono pode influenciar a saúde da criança. Um estudo publicado na revista científica "International Journal of Obesity", realizado com 1.008 crianças de cinco anos, apontou que as crianças que não dormem o suficiente podem estar propensas a ter mais vontade de comer. Na pesquisa, os pequenos que dormiram menos de 11 horas por noite mostraram-se com mais vontade de comer ao ver ou se lembrar de sua guloseima preferida, em comparação àquelas que dormiram mais. Estas crianças que dormiram menos também apresentaram um IMC mais alto do que aquelas que dormiram mais de 11 horas. O recomendado é que haja de 11 a 12 horas de sono idade pré-escolar.

Todos estes fatores são essenciais para o bem-estar de uma criança. Por isso, os pais devem ter atenção e cuidado com seus filhos em todos os aspectos. Seguindo estas dicas, os pequenos serão mais felizes e terão mais que somente um dia para comemorar.

Categorias:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0