A obesidade continua sendo o vilão da nossa saúde.

Nosso corpo sofre muito com o excesso de peso, desencadeando várias doenças, prejudicando nossa saúde. 

A obesidade acontece quando consumimos mais alimentos do que gastamos. Trata-se do acúmulo de gordura, quase sempre associado ao excesso de calorias dos alimentos. Isso ocorre por diversas maneiras, sedentarismo, vida corrida, formação de hábitos alimentares e até a genética pode contribuir para se ter um aumento de peso.

É preciso estar alerta e saber que várias doenças são desenvolvidas quando se tem excesso de gordura - diabetes tipo 2, doenças do coração, pressão alta, artrite, apneia e derrame. Conhecer seu corpo e fazer um acompanhamento médico, periodicamente, ajudam a identificar o momento em que você deverá tomar atitudes em prol da sua saúde.

O site do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) publicou um Estudo Especial apresentando que os índices de excesso de peso e obesidade no Brasil são crescentes e alarmantes.

Segundo o estudo, “a proporção de adultos com excesso de peso aumentou de 46,5% em 2008 para 56,3% em 2018, com variação anual média de 0,85 pp. Isso significa que quase três a cada cinco entrevistados com planos de saúde estavam com excesso de peso em 2018. Em relação à obesidade, o percentual foi de 12,5% para 19,6% no mesmo intervalo de tempo, um aumento de 56,8%.“ Eles concluíram que “esse aumento dos dois índices está diretamente relacionado com o avanço de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, além de alguns tipos de câncer...” 

A obesidade infantil também é um tema preocupante. De acordo com o IBGE, atualmente no Brasil uma em cada três crianças está acima do peso recomendado para sua idade e altura. Esses quilos a mais podem perdurar da vida infantil até a vida adulta, prejudicando e comprometendo desde cedo a sua saúde, desencadeando a baixa na autoestima e a depressão.

O site Minha Vida publicou uma matéria com informações e dicas sobre obesidade. É importante adotar um estilo de vida mais saudável, com alimentação equilibrada e a prática de exercícios. Confira:

Alimentação saudável

Embora a correria do dia a dia dificulte a realização de uma alimentação saudável, pequenas mudanças já podem fazer uma grande diferença na sua saúde: 

  • Invista nas frutas, legumes e vegetais
  • Prefiro alimentos integrais aos refinados
  • Evite alimentos como biscoitos, bolachas e refeições prontas. Elas são ricas em açúcar, sódio e gorduras – tudo o que sua filha ou filho não pode comer em exagero
  • Limite o consumo de bebidas adoçadas, incluindo os sucos industrializados. Essas bebidas são muito calóricas e oferecem poucos ou nenhum nutriente ·
  • Reduza o número de vezes em que a família vai comer fora, especialmente em restaurantes de fast-food
  • Muitas das opções do menu são ricas em gordura e calorias
  • Sirva porções adequadas.

Prática de atividade física

Aumentar a prática de atividade física ou é uma parte essencial do tratamento da obesidade. A maioria das pessoas que conseguem manter a perda de peso por mais de um ano faz exercício físico regular, mesmo que seja apenas caminhando. “  

Site IESS https://www.iess.org.br/?p=blog&&id=1239

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0