Fantástico denuncia reaproveitamento de material cirúrgico em procedimentos cardíacos

29 de julho de 2016 - 10:43

O Eletros-Saúde está atento e acompanhando as denúncias veiculadas na mídia desde o Programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo, a respeito de uma técnica proibida no País de reaproveitamento de material cirúrgico em procedimentos cardíacos.

Como uma operadora de saúde contratante de alguns hospitais denunciados, tais como CHN, Quinta e Copa D´Or, e Casa de Santa Martha, informamos que foram enviadas correspondência para os hospitais solicitando os esclarecimentos dos fatos apontados.

Reforçamos que nenhum dos médicos citados são nossos credenciados, mas ressaltamos que estes podem fazer parte da equipe médica dos hospitais, realizando, assim, procedimentos nestas unidades.

O fato denunciado é grave porque incorre em infração legal e pode colocar em risco a saúde da sociedade que venha a necessitar desses dispositivos.

Ressaltamos que como prática padrão, o Eletros-Saúde prioriza a negociação e a compra de materiais, solicitados pelo médico assistente, diretamente com as empresas especializadas, os chamados fornecedores, somente sendo comprados diretamente com hospitais quando estes nos impõe, como é o caso da Rede D´or.

O Eletros-Saúde permanece acompanhando os fatos. Os hospitais envolvidos na denúncia encaminharam resposta ao programa Fantástico, da Rede Globo, conforme apresentado abaixo:


A direção do Hospital de Clínica de Niterói e o responsável pelo seu setor de Hemodinâmica, Dr. Carlos Henrique Eiras Falcão informam que cumprem rigorosamente a legislação vigente estabelecida pela ANVISA. E, esclarecem que não têm contrato ou qualquer acordo comercial com o “PAC da Unimed Federação”, para realização de procedimentos na área de eletrofisiologia – nem com suas equipes próprias, nem com equipes de médicos assistentes. Ou seja, o hospital não atende pacientes de eletrofisiologia pelo PAC Unimed.
----------------------------------------------

Os hospitais Copa e Quinta D'Or rejeitam com veemência o teor da matéria e reafirmam seu compromisso inegociável com a qualidade no atendimento médico hospitalar, esclarecendo que possuem certificação internacional e rigorosos processos de auditoria e controle de qualidade permanente. Além disto, adotam rígidos protocolos assistenciais que asseguram a observância de todas as regras e determinações regulatórias de saúde aplicáveis, incluindo aquelas da Anvisa. Temos como principal missão assegurar o correto atendimento médico e a atenção total à saúde e bem-estar de todos os nossos pacientes.
--------------------------------------

A Casa de Saúde Santa Martha é mais uma vítima de uma quadrilha que parece ter agido em vários hospitais na mesma região metropolitana. Desde logo esclarece que jamais adquiriu ou teve ciência sobre a reutilização irregular de materiais em suas dependências. Não foi ainda chamada para depoimento, mas pretende contribuir com as investigações.

Categorias:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0