Confira o passo a passo para gerar Nota Fiscal através do DANFE

27 de abril de 2017 - 10:52

Desde o lançamento do reembolso online, que tem tido uma grande adesão por parte de nossos beneficiários, identificamos que mesmo com os últimos esclarecimentos realizados ainda existe bastante dúvida e um volume expressivo de devoluções decorrente da utilização indevida do DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), como documento comprobatório fiscal.

Este documento, embora seja uma representação gráfica da Nota Fiscal, não a substitui. Portanto, é necessário que o beneficiário faça a validação do mesmo através do Portal da Nota Fiscal Eletrônica, no link contido no próprio DANFE digitando a chave de acesso para visualizar e imprimir a NF-e detalhada. Nestes casos, que ocorrem prioritariamente em farmácias e óticas, o beneficiário deverá anexar além da prescrição médica relacionada à solicitação a NF-e detalhada, disponível no site indicado.

IMPORTANTE:  Sempre que houver descontos fornecidos pelo estabelecimento comercial é necessário que o DANFE também seja anexado na solicitação, porque o valor informado estará divergente do valor apresentado na Nota Fiscal.

Reiteramos que o Eletros-Saúde sempre exigiu a apresentação da Nota Fiscal para fins de reembolso, por força dos seus regulamentos.

É direito do consumidor solicitar a NF ao estabelecimento de compra, porém, alguns deles não fazem no ato da compra. Neste caso, basta fornecer um e-mail e o estabelecimento gera a NF e a envia posteriormente.

Para gerar a NF-e detalhada, o beneficiário deverá seguir os seguintes passos:

1) Preencher a chave de acesso disponível no DANFE, no local indicado, e digitar o texto presente no box vermelho em destaque (captcha), com um espaço entre as palavras e clicar em consultar.

2) Neste momento, será apresentado na tela um espelho do DANFE, porém não é este documento que deve ser anexado à solicitação de reembolso e, sim a NF-e detalhada. Para tanto, o beneficiário deverá clicar no box do meio – Visualizar NFC-e Detalhada.

3) Ao clicar naquele botão, será apresentada na tela a NF-e, com varias abas, com as informações relacionadas à compra.

4) Não há necessidade de imprimir cada uma das abas e depois escanear (identificamos que a maioria dos usuários têm feito isso!). Basta clicar em imprimir nota fiscal detalhada e, em vez de escolher uma impressora, o beneficiário deverá salvar o arquivo em PDF. Desta forma, será gerado um único arquivo com a informação correspondente a todas as abas.

5)  Com o arquivo salvo em PDF, o usuário deverá preencher a solicitação de reembolso na área restrita do beneficiário, anexando além desta NF-e, a prescrição que originou o reembolso, utilizando adequadamente os filtros disponíveis.

Na ferramenta existem dois filtros. O primeiro deles é para que o beneficiário defina o Tipo de Reembolso:

O beneficiário deverá selecionar o tipo de reembolso referente à cada solicitação. É possível incluir várias despesas numa mesma solicitação de reembolso, desde que elas sejam todas do mesmo tipo. Caso você tenha mais de um tipo de reembolso, será necessário abrir dois protocolos diferentes (exemplo: uma consulta médica e uma solicitação de Assistência farmacêutica deverão ser solicitadas em protocolos distintos).

O outro filtro que precisa ser preenchido corretamente é o cartão do utilizador.

O nome do utilizador deve ser condizente com o responsável pela despesa na documentação comprobatória anexada.

Para que os reembolsos sejam processados sem intercorrências, pedimos que nossos beneficiários fiquem atentos aos pontos elencados acima e, em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo telefone (21) 2138-6000 - opção 1 ou pelo e-mail atendimento@eletrossaude.com.br.

 

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