Novembro azul: cuidar da saúde é um ato de coragem!
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, a cada 38 minutos, um homem morre devido ao câncer de próstata. Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre a população masculina, atrás apenas do câncer de pele.
A doença é responsável por quase 30% da morte de homens que desenvolvem tumores malignos. Mas, o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de sucesso no tratamento em até 90%.
O Novembro Azul é uma campanha que surgiu em 2003 na Austrália e se tornou um movimento global para conscientizar sobre o câncer de próstata. Comemorado em 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata destaca a importância de enfrentar os tabus relacionados ao exame de toque retal, um passo vital para a prevenção.
Neste artigo, você encontra tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata.
O que é próstata?
A próstata é uma glândula exclusiva do organismo masculino, situada à frente do reto e logo abaixo da bexiga, circundando a porção superior da uretra, o canal por onde a urina é expelida. Ela não exerce função direta na ereção nem no orgasmo. Sua principal função é produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen.
Quais são os sintomas de câncer de próstata?
No estágio inicial, o câncer de próstata costuma ser silencioso e não apresenta sintomas. Quando os primeiros sinais começam a surgir, aproximadamente 95% dos tumores já se encontram em uma fase avançada, o que dificulta o tratamento e reduz as chances de cura. Nos casos mais avançados, os sintomas incluem:
- Dor nos ossos;
- Desconforto ao urinar;
- Necessidade frequente de urinar;
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Quais são os principais fatores de risco do câncer de próstata?
Alguns fatores aumentam o risco de desenvolvimento do câncer de próstata, como:
- Idade: Homens acima de 50 anos têm maior propensão à doença.
- Histórico Familiar: Se há casos de câncer de próstata na família como pai, irmão e tio, o risco é maior.
- Hábitos de Vida: Alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade são fatores que também influenciam.
A importância do diagnóstico precoce
O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura do câncer de próstata. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir de 45 anos com fatores de risco, ou a partir dos 50 sem esses fatores, devem consultar um urologista. O exame de toque retal ajuda a identificar alterações, como endurecimento ou nódulos suspeitos, e é complementado pelo exame de sangue PSA.
Cerca de 20% dos casos de câncer de próstata são detectados exclusivamente por meio de alterações no toque retal, reforçando a importância desse exame para uma intervenção mais eficaz
Ao se cuidar hoje, você está garantindo um futuro com mais qualidade de vida para você e para quem ama.
Como se prevenir contra o câncer de próstata?
Para reduzir o risco de câncer e outras doenças crônicas, o INCA recomenda uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, com moderação no consumo de gorduras, especialmente as de origem animal.
Hábitos como praticar ao menos 30 minutos de atividade física diária, manter o peso adequado, controlar a pressão arterial, diabetes e colesterol, evitar o consumo excessivo de álcool e não fumar são fundamentais para uma vida saudável.
Deixe o preconceito de lado e cuide da sua saúde. A Eletros-Saúde está aqui para apoiar você na busca de uma vida mais saudável e no cuidado com o seu bem-estar! Lembre-se: prevenir é o melhor caminho e um ato de força e amor à vida!
Fontes: