O Dia Mundial do Câncer visa conscientização e diagnóstico precoce para salvar vidas

Muitas vezes tratado como tabu, o câncer é a segunda maior causa de mortes no mundo. Não falar sobre a doença traz desinformação e dificulta o reconhecimento de sintomas e a busca por exames e tratamento.

O Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro, busca quebrar a lógica do silêncio a partir da construção de diálogos, abordando um tema tão delicado e recorrente na vida de milhões de pessoas.

A data surgiu a partir de uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com a Organização Mundial da Saúde. Durante o mês de fevereiro, diversos países, instituições e autoridades se unem para elucidar dúvidas sobre o câncer e levar informações que ajudem a população no enfrentamento da doença.

O que é o câncer?

Câncer é o nome dado a um grupo de doenças que provoca o crescimento desordenado de células. A divisão celular contínua e descontrolada é capaz de se disseminar rapidamente, invadindo outros órgãos. Essas células costumam ser agressivas e difíceis de controlar, por vezes formando tumores.

Os diferentes tipos de câncer são identificados pelo ponto de partida do desenvolvimento das células cancerígenas, pela velocidade de multiplicação das células e pela capacidade de invasão a tecidos e órgãos vizinhos, conhecida como metástase.

Em homens, os tipos mais comuns de câncer são o de próstata, pulmão, estômago, intestino, cólon e reto. Já em mulheres, os tipos mais comuns de câncer são o de mama, colo do útero, pulmão, tireoide, cólon e reto.

Possíveis causas

As causas para o câncer podem ser diversas, dependendo de fatores externos, como o ambiente a que a pessoa é submetida, e de questões internas, como imunidade, hormônios e problemas genéticos.

Cerca de 80% a 90% dos casos de câncer estão relacionados a causas externas. Mudanças provocadas no meio ambiente, hábitos pessoais e estilo de vida podem aumentar os riscos de ter a doença.

As causas internas estão relacionadas à capacidade de defesa do organismo. Um fato importante é que são raros os casos de câncer ligados exclusivamente a fatores hereditários.

Como prevenir

Existem alguns fatores que aumentam o risco de uma pessoa ter câncer. São eles: o tabagismo, a má alimentação, a obesidade, a intensa exposição solar sem a devida proteção, entre outros. Se você se enquadra em algum desses aspectos, não é tarde para começar a mudar os seus hábitos.

Para prevenir o câncer, é recomendada a adoção de uma alimentação saudável e a realização de atividades físicas. Álcool, cigarro, carnes processadas e exposição ao sol entre 10h e 16h devem ser evitados.

A vacinação de meninas de 9 a 14 anos e de meninos entre 11 a 14 anos contra o HPV também é de suma importância para prevenir diferentes tipos de câncer, como no colo do útero, vagina, ânus, pênis, orofaringe e pele.

Tratamento e conscientização

O Ministério da Saúde indica que, a partir dos 50 anos, mulheres façam o exame da mamografia a cada dois anos. Caso haja caso de câncer de mama na família, o médico pode solicitar a realização do exame da paciente em idade mais jovem e com intervalos menores.

Homens a partir dos 50 anos devem procurar o acompanhamento de um urologista e realizar exames de PSA, toque retal e de imagem.

Atualmente, existem tratamentos com imunoterapias e medicinas paliativas e integrativa que auxiliam o paciente, garantindo uma vida digna,  mesmo nos casos de diagnóstico positivo.

A detecção precoce e o tratamento adequado podem salvar até 3,7 milhões de vidas, mas, para isso, é igualmente necessário conscientizar a população e desenvolver campanhas contínuas que abordem a enfermidade.

O Dia Mundial do Câncer é uma ferramenta fundamental na estratégia de combate à doença, trazendo discussões relevantes para a sociedade e levando informações corretas sobre o câncer às pessoas.

Em caso de sintomas, procure um médico. Com acompanhamento e tratamento, é possível se curar do câncer.

Já está provado que para vários tipos de câncer a cura pode acontecer se for feito o diagnóstico precoce, que consiste na realização de exames periódicos de acordo com a faixa etária e sexo. Acompanhe nossas postagens, pois ao longo do ano daremos várias informações importantes sobre este assunto.  

Fontes:

  • https://bvsms.saude.gov.br/04-02-dia-mundial-do-cancer/
  • https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-mundial-do-c%C3%A2ncer
  • https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0