Fevereiro Roxo: saiba mais sobre o mês de conscientização sobre lúpus, alzheimer e fibromialgia

O Fevereiro Roxo foi criado em 2014 para conscientizar as pessoas sobre doenças como: Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus. Apesar de serem diferentes, elas possuem dois pontos em comum: são crônicas e incuráveis.

Nessa campanha, é essencial ressaltar a importância do diagnóstico precoce a fim de que as pessoas possam procurar tratamento de forma segura e eficaz. E para isso, é necessário identificar os principais sintomas dessas doenças.

Saiba mais sobre cada uma abaixo:

Lúpus

Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória e autoimune em que o sistema imunológico não funciona direito e ataca as estruturas saudáveis do próprio corpo. Ela pode atingir diversos órgãos e tecidos, como:  a pele, cérebro, articulações e rins.

A doença é mais comum em mulheres, mas pode atingir pessoas de ambos os sexos. Os sintomas podem variar de acordo com a região afetada e mudam com o tempo. Os principais indícios de lúpus são:

  • Febre;
  • Cansaço e fadiga constantes;
  • Erupções cutâneas avermelhadas no rosto que podem surgir em formato de “borboleta”;
  • Lesões cutâneas que pioram com a exposição ao sol;
  • Dor nas articulações;
  • Falta de flexibilidade nos músculos;
  • Dor no peito ao respirar fundo;
  • Dor de cabeça;
  • Linfonodos inchados;
  • Alta sensibilidade à luz solar;
  • Dificuldade para urinar;
  • Feridas na boca;
  • Mal-estar.

O tratamento é a melhor forma de controlar os sintomas e a evolução da doença, que pode levar a óbito. Não existe um exame específico para diagnosticá-la, mas isso pode ser feito a partir de exames de sangue, urina e da apresentação de sintomas ao médico durante o exame físico.

Fibromialgia

A fibromialgia atinge principalmente mulheres entre 30 e 60 anos. Os principais sintomas são: dor muscular generalizada e crônica (dura mais de 3 meses), fadiga, problemas cognitivos como falta de concentração e perda de memória, dores nas mãos e pés, insônia e até mesmo depressão.

Os sintomas podem ser confundidos com estresse ou mal-estar do dia a dia, por isso acredita-se que a doença é subnotificada. Apesar disso, o diagnóstico pode ser feito com o histórico da paciente, além de exames físicos e laboratoriais.

Nesse caso, os remédios são usados para diminuir a dor, melhorar o sono e disposição, mas o principal tratamento é o exercício aeróbico.

Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva, cujo principal sintoma é a perda de memória recente. É conhecida por ser o tipo de demência mais comum em que o cérebro não funciona corretamente, podendo afetar a memória, o pensamento e o comportamento.

Com a progressão da doença, sintomas mais graves vão aparecendo, como:  perda de memória remota (fatos mais antigos), irritabilidade, falha na linguagem e prejuízo para se orientar no tempo e espaço.

Ainda não há métodos para prevenir o Alzheimer, mas recomenda-se manter a cabeça ativa, uma boa vida social e um estilo de vida saudável. A doença pode ser tratada por psiquiatra, geriatra ou neurologista e o tratamento é feito com remédios que podem tratar dos sintomas e reduzir a progressão da enfermidade.

Em todos os casos citados acima, o diagnóstico precoce é um grande diferencial na vida do paciente. Faça seus exames de rotina e em caso de suspeita de alguma doença, consulte um especialista para se tratar o mais breve possível. Quanto mais cedo começar o tratamento, melhor o corpo reage, trazendo mais qualidade de vida e conforto!

 

 

Fontes:

 

  • https://www.sanarmed.com/resumo-doenca-de-alzheimer-ligas  
  • https://www.clinicaceu.com.br/blog/fevereiro-roxo-o-que-a-campanha-significa/

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0