Dia Nacional da Saúde: é hora de reavaliar seus hábitos!

 

Em 1967, foi instituído o Dia Nacional da Saúde. A data 5 de Agosto foi escolhida em homenagem ao aniversário de Oswaldo Cruz, famoso médico e sanitarista brasileiro.

Para a OMS, o conceito de saúde é definido como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". Isso significa que uma vida equilibrada e saudável vai além de não ser acometido por alguma doença.

A data nos convida a repensar hábitos e práticas diárias que podem estar nos prejudicando a longo prazo.

Nossa saúde está baseada em pilares fundamentais, alguns deles são: alimentação, exercícios físicos e sono de qualidade.

 

Construindo novos hábitos

 

Algumas pequenas mudanças no dia a dia podem tornar sua vida bem mais tranquila e sadia. Confira agora atitudes que vão ajudar a garantir seu bem- estar: 

 

  • Mantenha uma alimentação saudável: dê preferência a alimentos frescos, evitando consumir os processados e ultraprocessados. Mantenha seu prato colorido e diversificado, ingerindo verduras, legumes e frutas variadas. Mais variedade significa mais vitaminas e minerais em seu organismo!  

 

  • Beba bastante água: médicos recomendam a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia. Mas você pode sempre complementar sua hidratação com sucos naturais, preferencialmente sem a adição de açúcar.

 

  • Pratique exercícios regularmente: a recomendação é a prática de exercícios ao menos 3 x por semana, por no mínimo 30 minutos. Escolha um exercício que te estimula e garanta mais bem-estar para o seu dia a dia.  

 

  • Tenha um sono de qualidade: Dormir bem faz parte de uma vida mais sadia! Procure ter noites de sono de no mínimo 8 horas, e evite o consumo de alimentos estimulantes antes de se deitar, como o café, ou açucarados.  

 

  •  Cuide de sua saúde mental: “Mente sã, corpo são”, já dizia a célebre frase. Ela ilustra muito bem o impacto que nossa saúde mental tem em nosso corpo. Tire um tempo apenas para você, tenha momentos de lazer, exercite sua respiração. A meditação também pode ser uma grande aliada!

 

Por ultimo, mas não menos importante, visite o médico regularmente, mantendo sempre seus exames em dia.

Modificar seus hábitos é o caminho para viver com mais plenitude, e claro, por mais tempo!

Cuide-se, dar atenção à saúde é um ato de amor próprio.    

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0