Doenças gastrointestinais: um problema que pode ser evitado

Normalmente, as doenças gastrointestinais – assim como tantas outras – estão associadas a hábitos adquiridos ao longo da vida. Má alimentação, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool, estresse, dentre outros fatores, podem ser os responsáveis por piorar quadros do aparelho digestivo.

De acordo com a Organização Mundial de Gastroenterologia, cerca de 20% da população mundial sofre de algum tipo de problema intestinal. Além disso, 90% das pessoas não procuram ajuda médica, o que agrava situações que poderiam ser evitadas caso o diagnóstico fosse feito antes.

Os sintomas mais comuns, segundo o site do Ministério da Saúde são: náuseas, empachamento, azia, refluxo, diarreia e/ou constipação e dor abdominal. Outros como tosse seca, dor no peito, sinusite, asma, dor de cabeça, déficit de atenção e lesões na pele, podem apontar para outro tipo de doença, mas também podem ser sintomas de problemas digestivos.

Para conscientizar a população quanto a esse problema e ressaltar a importância de check-ups regulares, no dia 29 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Digestiva. 

Para evitar doenças como gastrites, úlceras e cânceres, principalmente câncer colorretal, é recomendado que, a partir de 50 anos de idade, as pessoas se consultem com um médico especializado para que ele possa fazer o rastreamento correto da doença, para então realizar, se necessário, uma colonoscopia. Essa recomendação é extremamente importante para aqueles cujos parentes de primeiro grau já tiveram esse câncer.

O diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de evitar complicações. Conte com o Eletros-Saúde para deixar sua saúde em dia!

Fonte: https://bit.ly/3vZh7W0
http://blog.saude.mg.gov.br/2017/05/29/curiosidade-voce-sabia-que-as-doencas-gastrointestinais-sao-mais-comuns-do-que-se-imagina/
http://endogastromed.com.br/dia-mundial-da-saude-digestiva/
https://www.medsenior.com.br/artigos/dia-mundial-da-saude-digestiva-confira-8-cuidados-essenciais
http://www.ciesglobal.org/noticia/dia-mundial-da-saude-digestiva-doencas

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0