Dicas para cuidar da saúde no inverno

Quando chega o inverno, é preciso redobrar os cuidados para manter uma boa saúde.

As baixas temperaturas podem aumentar o risco de certas doenças e também nos fazer abandonar atividades físicas, mudar nossa dieta e ficar em ambientes fechados, fatores que podem influenciar o funcionamento do nosso corpo.

Para te ajudar a se cuidar na estação mais fria do ano, separamos algumas dicas bem simples, mas que irão fazer toda a diferença para o seu bem-estar.

Hidrate-se

Apesar de sentirmos menos sede no inverno, é preciso beber pelo menos dois litros de água diariamente.

Manter nosso corpo hidratado é fundamental para manter seu bom funcionamento. Além de prevenir doenças do trato urinário e problemas nos rins, faz bem à pele e ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, que são mais frequentes nessa época do ano.

Cuide da sua pele

No inverno, há muitos fatores que podem impactar a saúde da pele: redução da umidade relativa do ar, diminuição da transpiração e banhos mais quentes.

Para manter a pele hidratada e livre de infecções e irritações, além de beber água, é também necessário fazer uso de cremes hidratantes no corpo e também no rosto. Aplicá-los logo após o banho, ainda no vapor do banheiro, facilita a absorção.

Tomar banho quente no inverno é uma delícia, mas não faz bem para sua pele. O recomendado é passar menos tempo debaixo do chuveiro, usar água morna e também regular o uso excessivo de sabonetes e esponjas.

Não se esqueça dos seus lábios! Aplique um bom hidratante labial sempre que possível para evitar rachaduras.

E use protetor solar normalmente. Os raios solares continuam sendo prejudiciais à pele, mesmo quando o tempo está frio e nublado.

Mantenha hábitos saudáveis

Quando o tempo esfria, podemos ficar sem vontade de sair de casa para nos exercitarmos e surge aquela vontade de comer alimentos doces e gordurosos. Porém, é importante não se descuidar no inverno.

A prática de exercícios nessa época do ano tem algumas particularidades. O tempo frio exige mais esforço do coração para que nosso corpo se mantenha aquecido. Portanto, é aconselhável evitar exageros e investir num trabalho de aquecimento físico mais lento e prolongado e usar roupas que conservem o calor do corpo.

No inverno, sofremos com a vasoconstrição, que é a contração dos vasos sanguíneos e também com o aumento da pressão arterial. Para que seu coração se mantenha saudável, adote uma alimentação mais leve, com pouca gordura saturada, açúcar e sal.

A alimentação também é uma grande aliada para fortalecer o sistema imunológico, facilitando a prevenção e recuperação de doenças infecciosas.

Cuidado com os vírus!

É crença popular que o frio é um dos causadores de doenças como a gripe. Na verdade, não são as baixas temperaturas que nos deixam doentes e, sim, o fato de que, no inverno, temos a tendência a nos aglomerar em locais fechados sem que haja ventilação adequada. Além disso, a redução da umidade do ar resseca nossa mucosa nasal, favorecendo o acúmulo de impurezas, o que torna o ambiente propício a proliferação de microrganismos.

No momento, além da gripe, precisamos redobrar os cuidados por conta da pandemia do Coronavírus. Abaixo há algumas dicas de como prevenir essas doenças: 

  • Evite permanecer em lugares fechados com outras pessoas;
  • Não compartilhe itens pessoais como talheres e toalhas;
  • Use máscara quando precisar sair de casa;
  • Não leve as mãos ao rosto;
  • Lave as mãos com sabão sempre que possível;
  • Quando não for possível, faça higienização com álcool em gel;
  • Mantenha seus ambientes limpos e ventilados;
  • Quando sair, mantenha a distância de 1 a 2 m de outras pessoas.

Para a gripe, você pode tomar a vacina para se prevenir. O SUS faz a imunização gratuita para alguns grupos da população que são considerados mais vulneráveis. Se você não faz parte desses grupos, é possível se vacinar na rede privada.

Para o Coronavírus, acompanhe o calendário de vacinação da sua cidade para se vacinar quando chegar a sua vez.        

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0