Dia de Combate ao Diabetes: hábitos saudáveis são fundamentais para o controle da doença.

Aumento de sede, rápida perda de peso, muita fome, cansaço inexplicável, grande vontade de urinar, dificuldade para cicatrização, infecções frequentes, visão embaçada e falta de concentração podem ser sintomas da diabetes.

O Dia Mundial de Combate à doença, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar a população sobre a necessidade de prevenção da doença e a importância do controle glicêmico em pacientes acometidos com a síndrome.

O que é o diabetes?

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.

Mas o que é insulina? É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.

Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto - a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.  Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Prevenção

A melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças é a prática de hábitos saudáveis:

  • Coma diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas.
  • Reduza o consumo de álcool, sal, açúcar e gorduras.
  • Pare de fumar.
  • Pratique exercícios físicos regularmente, pelo menos 30 minutos todos os dias.
  • Mantenha o peso controlado e evite a obesidade.
  • Consulte o seu médico regularmente.

O Eletros-Saúde apoia e colabora com esta campanha fundamental que, este ano, apresenta o tema “Família e Diabetes”, para destacar o importante papel dos familiares na prevenção e controle da doença. Compartilhe e apoie!

Fontes: Sociedade Brasileira de Diabetes e PEBMED.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0