Dia Mundial da Saúde Oral.

Você sabia que as doenças orais impactam, negativamente, no bem-estar do restante do corpo? Por estas e outras, nunca é cedo – ou tarde – para cuidar da sua saúde oral.

A maior campanha sobre o tema, organizada pela FDI (World Dental Federation), é celebrada sempre no dia 20 de março. Sendo o seu esforço principal a divulgação sobre as boas práticas de higiene bucal, desde a infância até a idade adulta, que irão impactar na manutenção da saúde do corpo e do seu bem-estar em geral.

O número de crianças com cáries dentárias tem aumentado muito, o que pode afetar negativamente o desenvolvimento de uma boca saudável, além de criar questões de saúde que durarão por toda a vida. O fato é que as doenças orais afetarão todas as pessoas, em algum momento de suas vidas e, por isso, o envolvimento e a divulgação global, nacional e local são tão importantes no Dia Mundial da Saúde Oral.

Com o tema “Diga Ahh – Atuando na sua Saúde Oral”, em 2019 a campanha pretende, entre outros objetivos, fomentar a realização de check-ups odontológicos regulares, bem como a promoção do autocuidado adequado para prevenção às doenças orais como cáries, doenças da gengiva e lesões orais.

Faça a sua parte! Adote e compartilhe as seguintes dicas:

  • Mantenha uma alimentação saudável. Evite o consumo excessivo de açúcares, comidas processadas e refrigerantes.
  • Não fume. O tabaco contribui para o desenvolvimento de doenças na gengiva e, até mesmo, de câncer bucal.
  • Limite o consumo de álcool que, sozinho ou em combinação com o fumo, aumenta o risco de câncer de boca, doenças na gengiva e cáries dentárias.
  • Escove os dentes três vezes ao dia, sendo uma delas antes de dormir. Durante o sono a produção de saliva diminui, favorecendo a multiplicação de bactérias e o acúmulo de resíduos na língua.
  • Use o fio dental para garantir que as superfícies dos dentes que estão em contato com dentes adjacentes também sejam higienizadas corretamente.
  • Pergunte ao seu dentista qual a escova e o creme dental mais adequado para você. Há uma grande variedade de produtos no mercado, inclusive em caso de necessidades especiais.
  • Substitua, periodicamente, a sua escova, pois suas cerdas sofrem alteração com o uso frequente e passam a não realizar a higienização de forma adequada.
  • Faça, regularmente, check-ups odontológicos.

E lembre-se, a saúde oral em dia pode garantir bem-estar para o resto do corpo também.

Fonte: worldoralhealthday.com

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0