IDSS 2024 - Ano-Base 2023
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no dia 30/12/2024, o resultado do Índice de Desempenho das operadoras, que faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras 2024 (ano-base 2023).
O Programa é uma iniciativa para a avaliação anual do desempenho das operadoras de saúde, e é um estímulo à qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.
Entenda as 4 dimensões:
Qualidade em atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;
Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitaram a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;
Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;
Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
No IDSS 2024 – calculado com base em informações referentes ao ano 2023 – obtivemos a pontuação de 0,7856, registrando estabilidade com relação ao IDSS dos anos anteriores. A ANS avaliou 894 Operadoras referente ao ano base 2023 e o desempenho médio foi de 0,7805.
Destacamos a importância de nossos beneficiários realizarem consultas médicas especializadas em pediatria e geriatria, bem como as mulheres realizarem anualmente exames de citopatologia cérvico-vaginal oncótica, que são indicadores avaliados pela ANS na Dimensão de Qualidade em Atenção à Saúde.
Novamente destacamos a pontuação máxima obtida no IDSM – Indicador de Sustentabilidade no Mercado, que monitora a sustentabilidade da Operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. A Operadora também manteve a pontuação máxima no IDGR – Indicador de Gestão de Processos e Regulação, que monitora o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das Operadoras junto à ANS.
Destacamos também a realização da pesquisa de satisfação com nossos beneficiários realizada para avaliação referente ao ano-base 2023, cujo resultado serve como importante ferramenta de gestão para avaliar tanto os processos internos quanto a percepção dos beneficiários com relação aos prestadores credenciados.
No ano de 2025, a Eletros-Saúde – Associação de Assistência à Saúde continuará ouvindo os beneficiários em pesquisa de satisfação, com relação ao ano-base 2024.
A Eletros-Saúde empenhará os seus esforços em atuar com foco na excelência do atendimento e na garantia do cuidado, aprimorando continuamente os serviços prestados aos seus beneficiários e patrocinadoras.
Confira os resultados da operadora no IDSS 2024 (Ano-Base 2023):
Clique aqui para acessar as informações sobre o IDSS no site da ANS.