Dia de Combate ao Colesterol: veja dicas e cuidados para um coração mais saudável!
As doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortalidade no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O colesterol alto é um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento dessas doenças!
Para promover a conscientização da população acerca do colesterol alto, o dia de hoje foi criado. Assim, é possível entender mais sobre o que é o colesterol, o que ele causa e como evitar o desequilíbrio dessa substância no organismo.
O que é colesterol?
O colesterol é um tipo de gordura fundamental para o funcionamento do corpo humano, compondo estruturas do coração, intestino, músculos, pele, fígado, nervos e cérebro. E ainda é importante na formação dos hormônios sexuais e na vitamina D.
No entanto, essa substância precisa estar controlada para que não cause doenças e prejuízos ao organismo. Altos índices de colesterol podem ser determinados por fatores genéticos, hábitos alimentares e sedentarismo.
Quais são os dois tipos de colesterol?
O colesterol é uma gordura que circula no sangue associada a proteínas, formando lipoproteínas. Existem dois tipos principais: a lipoproteína de baixa densidade (LDL) e a de alta densidade (HDL).
O HDL, conhecido como "bom" colesterol, remove o colesterol dos tecidos do corpo e o transporta para o fígado, onde é eliminado, ajudando a manter as artérias limpas. Já o LDL, ou "mau" colesterol, transporta colesterol do fígado para os tecidos, onde pode se acumular nas artérias. Esse acúmulo pode levar à obstrução dos vasos e aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Como tratar e prevenir o colesterol alto?
O segredo para se manter longe das doenças cardiovasculares é mudar os hábitos. Confira aqui atitudes simples que vão ajudar no controle do colesterol alto:
- Prefira a ingestão de leites e iogurtes desnatados;
- Evite o consumo de embutidos, como salames e salsichas;
- Diminua o consumo de carnes vermelhas e gordas e prefira peixes, peito de frango e carnes magras;
- Evite frituras e o consumo de produtos ricos em gorduras trans;
- Aumente o consumo de gorduras boas, como nozes, castanhas, abacate, azeite, frutas e legumes;
- Pratique atividade física regularmente!
Em alguns casos, mudanças no estilo de vida podem não ser suficientes, e medicamentos podem ser necessários. Estatinas, por exemplo, são comumente prescritas para reduzir o colesterol LDL.
E não se esqueça de contar com a equipe qualificada da Eletros-Saúde que vai cuidar muito bem de você!
Fontes: