Dia Mundial da Diabetes: a conscientização salva vidas!

11 de novembro de 2022 - 17:34

Hoje é dia de lutar contra a Diabetes e, para isso, o nosso principal instrumento é a conscientização. Essa doença não tem cura, mas pode ser diagnosticada precocemente e tratada de forma adequada para controlar os sintomas e evitar complicações.

Em 2021, 9,4% da população brasileira com mais de 18 anos conviviam com a diabetes, ou seja,  cerca de 15 milhões de adultos apresentaram a doença, que é responsável por 6,7 milhões de mortes no mundo todo o ano.

O que é Diabetes?

A Diabetes Mellitus é uma síndrome metabólica que acontece devido à falta de insulina ou da incapacidade do organismo de utilizá-la de forma adequada.

A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pelo controle da quantidade de glicose no sangue. Mas quando há disfunção na produção desse hormônio, isso dificulta a metabolização da glicose e provoca aumento nas taxas de açúcar no sangue, causando a diabetes.

Quais são os tipos de Diabetes?

  • Tipo 1: é causada pela destruição das células produtoras de insulina devido a problemas no sistema imunológico e acontece quando os anticorpos atacam as células que produzem esse hormônio. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.
  • Tipo 2: é proveniente da resistência à insulina e da deficiência na secreção de insulina. Cerca de 90% dos diabéticos sofrem com esse tipo.
  • Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação. Esse tipo de diabetes pode continuar ou não após o parto e sua causa ainda não é conhecida.
  • Outros tipos: são causados por defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos.

Quais são os principais sintomas?

Os principais sintomas da Diabetes podem incluir:

  • Fome e sede frequentes;
  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Vontade de urinar frequente;
  • Fadiga;
  • Fraqueza;
  • Perda de peso;
  • Visão embaçada e outros.  

Quais as complicações da diabetes caso não seja controlada?

Controlar o açúcar no sangue é essencial para a manutenção da saúde. Caso isso não aconteça por um longo tempo, algumas complicações podem acontecer, como: lesões na retina do olho (que podem levar à perda de visão), aumento do risco de infecções, alterações nos vasos sanguíneos , infarto agudo do miocárdio, acidente vascular, etc.

Como prevenir e tratar a diabetes?

Diagnosticar a doença precocemente e ter acompanhamento médico é fundamental para enfrentar a Diabetes. Quanto antes começar o tratamento, maior será a chance de sucesso.

Atualmente a medicina dispõe de vários medicamentos que ajudam a controlar a doença, permitindo que os portadores de diabetes levem uma vida normal e saudável.

Caso haja histórico familiar de Diabetes, é necessário reforçar os cuidados com a doença, evitando sempre o sobrepeso e a obesidade. Além disso, não fume, evite medicamentos que possam agredir o pâncreas e pratique atividade física regularmente.

E, mesmo que você não tenha esse histórico, é necessário adotar práticas que evitem a Diabetes, como:

  • Manter uma alimentação baseada em alimentos naturais, evitando e limitando o consumo de alimentos processados e ultra processados;
  • Praticar atividades físicas regularmente, nem que sejam caminhadas de 30 minutos;
  • Controlar o estresse e pressão arterial, pois isso pode produzir hormônios reguladores de insulina;
  • Evitar cigarros pois a nicotina prejudica a ação da insulina no corpo;
  • Evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica, pois causa aumento de peso;
  • Fazer os exames em dia para manter a saúde como um todo.

Não deixe de procurar um médico caso você apresente algum sintoma ou complicação citada acima. O tratamento deve começar o quanto antes para garantir a melhora e manutenção de qualidade de vida de quem convive com a doença.

Conte sempre com a  Eletros-Saúde. A conscientização salva vidas!  

 

Fontes:

 

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0