Dia Nacional de Combate ao Colesterol: saiba mais sobre ele!

08 de agosto de 2022 - 16:50

As doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral, são consideradas as principais causas de mortalidade no país.

O que elas têm em comum? São frequentemente causadas por índices elevados de colesterol. Mas, para aqueles que pensam que o colesterol, por si só, é uma substância nociva ao corpo humano, temos algumas informações importantes a serem esclarecidas.  

Colesterol bom x colesterol ruim

O colesterol tem função vital no bom funcionamento das células de todo o corpo. Além de fazer parte de sua estrutura, ele também é responsável pela produção de hormônios. Então, onde mora o perigo?

O colesterol pode ser dividido em dois tipos, o LDL (Lipoproteínas de Baixa Densidade), produzido pelo fígado e transportado para as células onde é utilizado. Este tipo de colesterol também é encontrado nas gorduras de fonte animal.Ele é conhecido como colesterol ‘ruim’ por aumentar o risco de entupimento das artérias quando oferecido em excesso, já que não há completo aproveitamento pelas células.

Já o HDL (Lipoproteínas de Alta Densidade), é o colesterol responsável pela retirada das moléculas de gordura  de dentro dos vasos  para direcioná-las ao fígado, onde são devidamente metabolizadas e eliminadas do corpo.Além disso, esse  colesterol considerado  bom, possui ação anticoagulante, anti-inflamatória e antioxidante quando está em quantidades ideais no sangue, e auxilia na produção de hormônios, bile e vitamina D, que são importantes para o bom funcionamento do corpo.

Dessa forma, o colesterol HDL atua como protetor cardiovascular, prevenindo o desenvolvimento de doenças, como: infarto, arterosclerose, AVC e trombose, por exemplo. Para que esses efeitos sejam possíveis, é importante haver um equilíbrio, porque níveis mais baixos de HDL ou níveis mais altos de LDL podem ter efeitos negativos para o corpo, o que aumenta o risco de doenças.

Conheça os fatores de risco

As doenças cardiovasculares ligadas ao colesterol são impactadas por alguns fatores específicos, listamos alguns deles aqui:

  • Histórico familiar

O alto índice de lipídios no sangue pode ter origem genética, e nestes casos, mudanças no estilo de vida podem ajudar.

  • Alimentação inadequada

Uma dieta adequada é rica em fibras e alimentos antioxidantes, e pobre em gorduras saturadas, trans e carboidratos. Ao inverter esta ordem, há o aumento do colesterol ruim.

  • Sedentarismo

A atividade física regular é uma ótima aliada na manutenção do equilíbrio do colesterol. Já o sedentarismo prejudica a pressão arterial e favorece a obstrução das artérias.

Outras práticas também podem interferir no equilíbrio do colesterol, como o abuso de bebidas alcoólicas, obesidade, tabagismo e diabetes.

A prevenção ainda é o melhor remédio

O tratamento para estabilizar o colesterol é feito através de medicações chamadas estatinas. Elas atuam inibindo a produção de colesterol no fígado, além de ajudarem na redução do teor de gordura do sangue e no aumento da elasticidade das artérias.

Apesar de já haver tratamento, o consenso entre os profissionais da saúde indica que o segredo para se manter longe das doenças cardiovasculares é um só: mudança de hábitos.

Confira algumas simples atitudes que podem mudar a alimentação de forma significativa:

  • Dê preferência à ingestão de leites e iogurtes desnatados, e ao consumo de queijos brancos e magros;
  • Evite o consumo de embutidos como salsicha, linguiça, salames e afins; 
  • Reduza o consumo de carnes vermelhas e gordas e dê preferência aos peixes, peito de frango e carnes magras;
  • Evite as frituras e o consumo de produtos ricos em gordura trans (processados e ultra processados);
  • Aumente o consumo de fontes de boa gordura, como nozes, castanhas abacate, azeite, frutas e legumes.

A prática de exercícios também faz toda diferença! Especialistas recomendam atividades moderadas com pelo menos trinta minutos de duração, no mínimo três vezes por semana.

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol é comemorado anualmente em 8 de agosto, e nos lembra em seguir novos caminhos em busca de uma vida mais saudável.

Como você tem cuidado da sua saúde?

 

Fontes:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0