Agosto Dourado: Entenda a importância do Dia Mundial da Amamentação e do Aleitamento Materno no início da vida

29 de julho de 2022 - 16:26

O mês de agosto está começando e é chamado de "Agosto Dourado", mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A campanha visa incentivar a amamentação, divulgar os benefícios da prática e aumentar o número de doações aos bancos de leite.

Do nascimento ao primeiro ano de vida, são muitos os cuidados que devem ser destinados aos bebês. A amamentação é um desses gestos fundamentais, pois é responsável por garantir a saúde e o bem-estar dos pequenos.

Para conscientizar sobre o tema, em 1º de agosto é celebrado o Dia Mundial da Amamentação. Nesta data, órgãos públicos e instituições da sociedade civil desenvolvem ações para informar sobre a importância de amamentar e garantir a alimentação exclusiva com leite materno até, pelo menos, os seis meses de vida.  

Benefícios do aleitamento materno para o bebê

O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de idade, sem complementação com nenhum alimento, e pode ser estendido até dois anos ou mais. Após o período de 6 meses, outras substâncias podem ser oferecidas à criança. A escolha por seguir ou não com a amamentação deve estar de acordo com as necessidades da criança e a realidade de cada mãe.

O leite materno é o alimento mais seguro para os bebês, que não precisam de mais nada nos primeiros meses de vida.

Confira abaixo como o aleitamento auxilia na saúde da criança:

  • O bebê recebe mais anticorpos
  • Protege de doenças como diarreia e infecções
  • Diminui o risco de asma, diabetes e obesidade
  • Estimula os músculos da face da criança
  • Ajuda a desenvolver a fala
  • Melhora a respiração
  • Proporciona uma dentição fortalecida

A longo e médio prazo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) relatou outras vantagens nas crianças que são amamentadas:  menor pressão arterial, menores níveis de colesterol e uma redução no risco de desenvolver obesidade e diabetes do tipo 2.  

Benefícios da amamentação para as mães:

  • Proteção contra o câncer de mama e ovários
  • Diminuição do risco de morte por artrite reumatoide
  • Nos primeiros seis meses, o ato de amamentar pode garantir uma proteção contra uma nova gestação. Estudos indicam que a ovulação está relacionada com o número de mamadas diárias do bebê. Sendo assim, ela ocorre menos em mulheres que amamentam mais vezes.
  • Acelera a recuperação pós-parto
  • Previne anemia

Há casos de mulheres que não podem amamentar por algum motivo.  Nesse caso, o leite materno pode ser conseguido nos Bancos de Leite humano.  Esses bancos são mantidos graças às mulheres na fase de amamentação que apresentam excesso de leite e realizam a doação, garantindo assim, qualidade de vida para outras crianças.  Por isso, o Dia Mundial da Amamentação e a Semana Mundial de Aleitamento Materno, são essenciais para garantir a conscientização da população sobre essa questão. 

A importância dos bancos de leite materno

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) avaliam que o aleitamento materno é capaz de reduzir a mortalidade infantil em 13%, até os cinco anos de vida, protegendo a criança contra desnutrição e outras enfermidades.

No Brasil, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano promove a distribuição de leite para recém-nascidos, e ações como o Agosto Dourado trabalham para incentivar as doações aos bancos.

Conhece alguém que precisa ou pode doar?

Acesse:  https://rblh.fiocruz.br/doacao-de-leite-humano-0 e busque o banco de leite humano e posto de coleta mais próximo.  

Desafios da amamentação

O processo de amamentar pode ser difícil para muitas pessoas. Junto à amamentação, podem vir sentimentos como frustração e culpa, principalmente para quem não consegue oferecer o próprio leite ao filho.

É necessário que as mães contem com uma rede de apoio, formada por familiares e amigos, para ajudá-las neste momento desafiador. Além disso, os serviços de saúde precisam contar com profissionais preparados para prestar uma assistência médica humanizada e adequada, sem pressionar ou recriminar as mães durante o momento da amamentação.

Mais do que conscientizar, é preciso acolher e compreender as dificuldades trazidas com o aleitamento. Amamentar é um aprendizado tanto para a mãe quanto para o bebê, que vão descobrindo juntos como fazer essa interação e troca de afetos.

Dicas para um bom aleitamento

  • A amamentação deve ser feita sob livre demanda, ou seja, quando e quantas vezes quiser. Em geral, bebês recém-nascidos mamam de oito a 12 vezes por dia.
  • Espere o bebê esvaziar completamente uma mama antes de oferecer a outra, e, na mamada seguinte, oferecer o peito em que o bebê mamou por último. Dessa forma, você garante que os dois peitos sejam bem esvaziados e garante uma melhor produção de leite. 
  • Descubra qual é o ritmo do seu bebê para melhor se adaptar a ele. 
  • O prazo de validade do leite extraído é de 12 horas se guardado na geladeira, e de 15 dias se estocado no freezer ou congelador. Na hora de descongelá-lo, coloque-o na geladeira para que ele descongele de forma natural. Depois disso, aqueça-o em banho-maria, nunca em micro-ondas. 
  • O leite materno descongelado tem duração de 3 horas e não pode ser congelado novamente.

A Eletros-Saúde apoia e incentiva a amamentação e conta com profissionais de excelência e capacitados para auxiliarem gestantes e puérperas sobre a amamentação.

A amamentação é um ato de cuidado e amor, e também uma das formas mais bonitas de lutar contra a desnutrição infantil e criar laços afetivos e emocionais com o bebê.

Fontes:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0