Cuidados com a visão: Dia Mundial da Saúde Ocular é celebrado em 10 de julho

08 de julho de 2022 - 11:14

Na lista de cuidados com o corpo, a saúde dos olhos não pode ser deixada de lado. Em 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. A data tem o objetivo de alertar a população e profissionais da área para a importância da prevenção e diagnóstico de doenças oculares.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de distúrbio na visão. Deste número, 60% são de cegueira e deficiência visual. Entretanto, se tivessem sido tratados desde cedo, os problemas poderiam ter se tornado menos graves ou até mesmo evitados.

Entre adultos, as principais causas de cegueira são a catarata, a degeneração macular relacionada à idade, o glaucoma e a retinopatia diabética. A perda de visão entre crianças ocorre quando há infecções congênitas, catarata congênita, glaucoma congênito e retinopatia da prematuridade.

Principais doenças oculares

No Brasil, o Ministério da Saúde aponta seis patologias como as mais recorrentes entre a população. São elas:

  • Conjuntivite aguda bacteriana: os olhos da pessoa infectada apresentam vermelhidão, secreção aquosa, mucosa ou purulenta. É recomendada a limpeza com soro fisiológico, mas, se não houver melhora em dois ou três dias, procurar um oftalmologista;
  • Conjuntivite aguda viral: é reconhecida pela vermelhidão, lacrimejamento e pouca ou nenhuma secreção. Pode ocorrer hemorragia. Se não houver melhora em uma a três semanas, deve-se procurar um oftalmologista;
  • Tracoma: é uma espécie de conjuntivite crônica, traz vermelhidão aos olhos da pessoa infectada e pode levar à cegueira. Deve ser tratada por oftalmologista;
  • Catarata: é a opacificação do olho (cristalino). Altera a cor da pupila, que pode variar entre o cinza e o branco. Ocasiona a perda gradativa da capacidade visual, porém sem dor. Deve ser tratada por meio de cirurgia pelo oftalmologista;
  • Glaucoma:  é o aumento da pressão intraocular.  Deve ser diagnosticada e tratada pelo oftalmologista.

Como prevenir

Para um diagnóstico precoce, é necessário fazer um pré-natal adequado e o teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho no bebê. Ao longo da vida, é fundamental realizar consultas de rotina com oftalmologistas, no mínimo uma vez ao ano.

Cuidar dos olhos exige a mesma atenção despendida para qualquer outra parte do corpo. Uma boa visão é responsável por melhorar a qualidade de vida a longo prazo e tem impacto direto na longevidade do indivíduo.

Confira mais algumas dicas de proteção para os olhos:

  • Evite coçar os olhos;
  • Remova os produtos de beleza dos olhos antes de dormir;
  • Não use produtos fora do prazo de validade;
  • Verifique regularmente o nível de glicose no sangue para evitar problemas oculares provocados pela diabetes;
  • Ao menos uma vez por dia, higienize a área em volta dos olhos para remover impurezas e secreções;
  • Lave os olhos com bastante água limpa se neles cair qualquer substância;
  • Use óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;
  • Antes de colocar ou ao tirar as lentes de contato, lave bem as mãos;
  • Higienizar as lentes somente  com produtos indicados pelo fabricante.

 

Fontes:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0