O Dia Mundial da Saúde Digestiva alerta sobre o diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo e os cuidados para evitá-las

27 de maio de 2022 - 11:47

A saúde intestinal é muito mais do que processar a comida que você consome ao longo do dia. O intestino de cada um funciona de forma diferente de acordo com a dieta e estilo de vida que a pessoa leva, mas há algo que todos têm em comum: a saúde desse órgão se relaciona diretamente ao sistema imunológico, apetite e humor. 

Você sabia que seu intestino pode funcionar sozinho? Ele não precisa do cérebro para tomar decisões. Nesse caso, ele funciona comandado pelo Sistema Nervoso Entérico, que reveste todo o sistema digestivo e possui seus circuitos neurais. Por isso, costuma-se chamar o intestino de “segundo cérebro”.  

O Dia Mundial da Saúde Digestiva foi criado pela Organização Mundial de Gastroenterologia e é comemorado anualmente em 29 de maio. O objetivo é mobilizar, conscientizar e orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que atacam o aparelho digestivo.  

Segundo a Organização Mundial de Gastroenterologia, 20% da população no mundo têm algum problema intestinal e, destes,  90% das pessoas não procuram ajuda médica, se automedica ou não fazem nada para resolver essa situação.  

Atualmente, os principais problemas encontrados no sistema digestivo são: gastrites, úlceras, câncer de fígado, câncer de esôfago e câncer colorretal. De acordo com o INCA, este último é o segundo mais comum entre os homens, só fica depois do câncer de próstata. Entre as mulheres, ele também fica em segundo lugar, depois do câncer de mama.  

Para cuidar da sua saúde digestiva, cuide da alimentação e do estilo de vida que você leva. Se alimentar bem é uma atitude simples e crucial para se manter bem nessa área da sua vida.  

Além disso, é importante visitar o médico regularmente para fazer exames preventivos, principalmente se você tem mais de 50 anos. Dessa maneira, é possível relatar o que está sentindo e receber o diagnóstico e tratamento necessários. Confira abaixo outros cuidados que você pode tomar:  

  • Beba bastante água: isso te mantém hidratado, além de dissolver gorduras e fibras solúveis, evitando a prisão de ventre.
  • Pratique atividades físicas regularmente: elas são fundamentais para estimular o metabolismo e queimar calorias extras.
  • Cuide de sua saúde mental e das suas emoções: fatores emocionais como estresse e ansiedade têm relação direta com seu sistema digestivo e podem travá-lo.
  • Evite café, álcool e cigarro: eles podem levar a úlceras estomacais e azia.
  • Inclua probióticos na sua dieta para ajudar a deixar a saúde intestinal em dia. Eles auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico já que melhoram a absorção de nutrientes e podem ajudar a tratar a síndrome do intestino irritável. Iogurte desnatado e Kefir são ótimas escolhas.  

 

Conte com a  Eletros-Saúde para cuidar da sua saúde. Não deixe de fazer o seu check-up regularmente e visitar o médico sempre que necessário. Prevenção é sempre  a melhor opção!  

 

Fontes: 

https://bvsms.saude.gov.br/29-5-dia-mundial-da-saude-digestiva/#:~:text=A%20data%20foi%20institu%C3%ADda%20pela,

de%20doen%C3%A7as%20do%20aparelho%20digestivo.

https://www.medsenior.com.br/artigos/dia-mundial-da-saude-digestiva-confira-8-cuidados-essenciais

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 31390-4